A gestão das competições de futebol sul-americanas passou por uma mudança estrutural significativa nos últimos anos com a Conmebol aumentando o controle da produção audiovisual de suas competições a partir de uma parceria com a IMG.
Ao centralizar a produção audiovisual e assumir o controle da geração de sinal, a entidade máxima do futebol sul-americano garantiu uma padronização que não seria possível com a dependência das emissoras de cada país. Esse movimento foi decisivo para a valorização comercial dos ativos.
Ao Maquinistas, podcast da Máquina do Esporte, Evandro Figueira, vice-presidente de mídia da IMG na América Latina, explicou que um dos pilares da estratégia envolve a garantia das entregas comerciais aos patrocinadores durante as transmissões.
“Tenho a certeza de que tudo que preciso entregar vai ser entregue. Temos marcas que entregam com as crianças entrando com os jogadores. Se a produção estiver na mão da emissora, ela levanta a câmera e omite isso. A partir do momento que tenho o controle da produção dentro de casa, estou pagando o patrocínio ali e fazendo a exposição dessa marca”, apontou.
Além da proteção comercial, a centralização da produção permite o controle total sobre as narrativas mantidas pelas competições. A entidade pode definir como o produto é apresentado ao telespectador, valorizando ativos específicos e criando uma identidade visual que fortalece a marca da competição globalmente, independentemente de quem esteja transmitindo as partidas.
“Você pode ter toda narrativa do seu produto sendo contada da forma que você quer, e não da forma como uma emissora quer. Tudo isso agrega valor ao produto. Estar na mão do detentor original do direito é muito relevante”, afirmou o executivo, que também é colunista da Máquina do Esporte.
Valorização
Essa mudança resultou em um aumento substancial no valor percebido dos direitos de transmissão de competições como a Libertadores e a Sul-Americana.
Ao oferecer um produto pronto, e com inserções comerciais garantidas, a entidade conseguiu negociar contratos com valores superiores aos praticados em ciclos anteriores, atraindo marcas internacionais que antes não olhavam para o mercado sul-americano.
“Se você comparar o que valiam os direitos em 2018 e o que valem hoje, você tem um incremento de mais de 400%. É um aumento enorme do valor, não só na questão da produção e da venda dos direitos, mas também na venda do patrocínio”
O podcast Maquinistas, apresentado por Erich Beting e Gheorge Rodriguez, com a participação de Evandro Figueira, vice-presidente de mídia da IMG na América Latina, estará disponível a partir de terça-feira (20), às 19h (horário de Brasília), no canal da Máquina do Esporte no YouTube.
