Durante o jogo de Natal entre Vikings e Lions, o mais assistido da história do streaming da NFL, com média de 27,5 milhões de espectadores, a Netflix levou o universo de Peaky Blinders para dentro da transmissão, ocupando uma suíte à beira do campo caracterizada como um pub de Birmingham dos anos 1940.
A ação revelou o primeiro teaser do filme “Peaky Blinders: The Immortal Man”, que estreia em março.
Mais do que publicidade, a ativação funcionou como “world-building” ao inserir narrativa, personagens e estética da série de forma nativa e altamente compartilhável, em uma transmissão proprietária da Netflix.
A ação reforçou como plataformas que controlam conteúdo e distribuição conseguem integrar entretenimento, esporte e lançamento.
Histórico
Os esportes americanos já foram usados para divulgação de outras produções audiovisuais. Um dos que alcançou maior repercussão foi o que serviu para divulgar o filme de terror “Sorria”. Na época a Paramount contratou atores para se sentarem atrás do home plate em jogos de beisebol da MLB, usando camisetas com “Smile” e mantendo um sorriso assustador o jogo inteiro, sempre olhando para a câmera (veja aqui).
Por aqui no Brasil, também tivemos ações com Warner, Bahia e Superman, entre outros, (relembre aqui).
O conteúdo desta publicação foi retirado da newsletter semanal Engrenagem da Máquina, da Máquina do Esporte, feita para profissionais do mercado, marcas e agências. Para receber mais análises deste tipo, além de casos do mercado, indicações de eventos, empregos e mais, inscreva-se gratuitamente por meio deste link. A Engrenagem conta com uma nova edição todas as quintas-feiras, às 9h09.
