O Borussia Dortmund anunciou um novo acordo comercial com a Lenovo, que passa a integrar o portfólio de patrocinadores do clube alemão na categoria premium.
A multinacional de tecnologia assume o posto de parceira oficial de Inovação em inteligência artificial (IA), com o objetivo de acelerar a transformação digital e integrar soluções de IA às operações do time da Bundesliga.
O foco da colaboração é a modernização da infraestrutura tecnológica do clube. Pelo contrato, a Lenovo fornecerá máquinas preparadas para IA, incluindo estações de trabalho, computadores pessoais, servidores e outras soluções.
“Acreditamos que a tecnologia moderna pode nos ajudar a melhorar em todos os níveis,seja dentro de campo ou na organização. Compartilhamos essa aspiração com a Lenovo e estamos ansiosos para dar passos juntos rumo a um futuro mais inteligente”, exaltou Carsten Cramer, porta-voz do Conselho de Administração do Borussia Dortmund.
Os equipamentos serão implementados no estádio Signal Iduna Park, na sede administrativa do clube e no centro de treinamento. A estratégia visa utilizar a capacidade de processamento de dados para otimizar a tomada de decisões no Borussia.
No âmbito esportivo, a tecnologia será utilizada para aprimorar a análise de desempenho e o suporte aos treinamentos. Já na esfera administrativa, o objetivo é garantir maior agilidade e eficiência operacional.
“A tecnologia pode fazer toda a diferença, não apenas nos negócios, mas também nos esportes de elite. Como parceiro de Inovação em IA do Borussia Dortmund, levamos nosso hardware de IA para onde decisões que mudam o jogo são tomadas em uma fração de segundo”, disse Mirco Krebs, vice-presidente e diretor comercial da Lenovo para a região EMEA.
A Lenovo se tornou parceria premium do Borussia Dortmund em comparação com Coca-Cola, Eurowings, Coinbase, RWE, Stargames, Bonk e eFootball (Konami). Vodafone é patrocinadora máster.
A empresa norte-americana tem apostado nas tecnologias de inteligência artificial como caminho para gerar parcerias no esporte. Recentemente, a Lenovo também anunciou uma parceria com a Fifa a partir de um assistente de conhecimento em IA generativa desenvolvido para apoiar todas as 48 equipes participantes do torneio
