A Clear está entre as patrocinadoras da Copa do Mundo 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México. A marca da Unilever vê o Mundial como o ponto alto de um trabalho contínuo no futebol e uma oportunidade para intensificar conexões com público masculino, enquanto potencializa vendas.
A marca de shampoo masculino entrou no disputado portfólio de patrocinadores da principal competição do futebol mundial através de um acordo maior fechado pela Unilever, que também inclui Rexona, Dove, Lifebuoy e Lux.
A escolha da companhia, que possui outras 17 marcas nos ramos de cuidado pessoal, beleza e bem-estar ao redor do mundo, não foi por acaso.
“Para Clear acaba sendo uma uma decisão mais óbvia, muito pela nossa relação com o futebol. Clear já se comunica com esse torcedor há muitos e muitos anos. É uma conexão quase automática e muito genuína para nós”, disse Rayssa Suzuki, gerente de marketing da Clear, em entrevista à Máquina do Esporte.
“Para nós é realmente uma grande oportunidade de nos fazer mais presentes dentro desse universo, trazendo a nossa marca como um aliado do autocuidado e construindo a confiança do consumidor brasileiro”, seguiu.
Continuidade
No Brasil, a presença de Clear no futebol se dá também pela parceria com o Paulistão, que acontece pelo terceiro ano consecutivo em 2026. O patrocínio é importante para a construção da conexão da marca com o futebol e, neste ano, será como um aquecimento para o que virá a seguir.
“Também será um momento em que a gente poderá fazer a virada de chave da comunicação voltando para a Copa do Mundo, que é um momento em que queremos garantir um protagonismo dentro do imaginário do consumidor”, contou Rayssa Suzuki, que atua em marcas da Unilever há 15 anos.
O estadual também é importante para a continuidade na construção da narrativa que será foco da marca para o Mundial no meio do ano: autocuidado e performance voltada ao consumidor.
“Temos um produto com uma performance que é notada pelo consumidor em termos de entrega dos benefícios que a gente se propõe. E essa mensagem vai sempre permear todas as nossas comunicações”, apontou a executiva.
“O Paulistão nos ajuda a trazer de uma maneira mais visual, mas a consistência de mensagem sempre vai permear esse ponto de performance, tanto pessoal quanto funcional”, continuou.
A continuidade na mensagem acompanhará, por consequência, a manutenção do público-alvo. Naturalmente, a Clear terá como foco atingir o público masculino, principalmente aquele mais distante dos cuidados pessoais.
O esforço maior será, no cenário da Copa do Mundo, para a criação de pontos de contato que proporcionem maior engajamento e conexão com estes homens.
“Hoje temos essa intenção de atingir mais homens, mas também precisamos garantir que eles se conectem com a nossa marca. Então, temos um trabalho importante para ser construído ao longo da Copa do Mundo”, ponderou Suzuki.
Diferenciação
A aproximação da Clear ao público masculino é natural, mas, inserida na disputa por atenção durante um grande torneio de futebol, esporte que ainda é consumido majoritariamente por homens, uma das grandes preocupações para qualquer marca é a concorrência.
“É uma preocupação, é um momento de muito ruído, com relação a todos os outros patrocinadores. Estamos elaborando formas de nos conectar com esse público de uma maneira inovadora”, garantiu a gerente de marketing.
“Sabemos do ruído e pretendemos começar essa conversa de uma maneira antecipada, para poder entrar nessa conversa de uma maneira genuína e conectada com o consumidor”, acrescentou.
Entre os diferenciais da Clear para a Copa do Mundo 2026 também está a parceria com Vinicius Junior. Além de ser um dos principais jogadores do Mundial, o brasileiro é embaixador da marca, ao lado de Cristiano Ronaldo e Erling Haaland, que também devem estar no torneio.
O camisa 7 do Real Madrid é visto pela marca como, novamente, uma continuidade do trabalho realizado ao lado de Cristiano Ronaldo e um “trunfo” para a conexão com o consumidor brasileiro.
“Ele vai continuar com a gente dentro desse plano pra Copa do Mundo, ao lado do Cristiano Ronaldo, que continua sendo a estrela global da marca, mas trazendo essa verdade brasileira, também para podermos nos conectar de uma forma mais autêntica”, exaltou Raysa Suzuki.
Ativações
Um dos caminhos que a Clear seguirá seguir envolve aproveitar a Copa do Mundo como possibilidade de criar experiências que potencializem a conversão do patrocínio em vendas.
“Teremos uma promoção dentro desse período, buscando mecânicas diferentes do que a gente sempre vê nas Copas do Mundo. Com fases diferentes, em que vamos, entre os prêmios, levar alguns torcedores para assistir aos jogos”, pontuou a executiva.
A personalização de produtos, estratégia comum para a marca com os ativos de grande relevância conectados ao futebol, também está nos planos. A Clear terá edições limitadas durante a Copa do Mundo.
“É um objetivo nosso aumentar a penetração, trazer novos usuários. essa relação é muito latente, tem muitas pessoas que usam o shampoo do Cristiano Ronaldo porque isso provoca uma questão aspiracional”, comentou.
A totalidade das ativações não estão definidas (ou ainda não podem ser confirmadas publicamente), mas não devem parar por aí. A criação de experiências ou iniciativas presenciais durante o período da Copa, por exemplo, não é uma possibilidade descartada pela marca.
360º
A Copa do Mundo de 2026 tem tudo para ser a mais digital e, principalmente no Brasil, pulverizada midiaticamente. Diante disso, a Clear prepara uma estratégia que engloba a criação de conversas e pontos de contato dentro e fora das redes, em diferentes momentos da relação dos fãs com o torneio.
“Teremos um plano 360, estamos tanto com comunicação on-line quanto off-line. Todas as nossas mídias estarão conectadas com esse plano. Teremos comunicação de marca e da promoção. Serão muitas camadas e vertentes, sempre pensando em como trazer todo esse público”, explicou Rayssa Suzuki.
A divisão dos direitos de transmissão da Copa do Mundo 2026 também representa uma oportunidade para a Clear. No Brasil, o Mundial será transmitido por Globo, CazéTV, SBT e N Sports.
Até o momento, a marca não divulgou acordos para presença em algumas das transmissões da Copa do Mundo. A estratégia não seria, de qualquer forma, novidade para a Clear, que já adotou essa abordagem durante edições do Paulistão, em parceria com a CazéTV, por exemplo.
“Ainda não conseguimos abrir toda nossa estratégia de mídia, mas como um patrocinador oficial da Fifa, vamos garantir que estejamos presentes dentro dos assuntos de Copa, do momento da transmissão e tudo mais, mas muito mais inserido nesses momentos de conversa para garantir que o consumidor crie essa relação com nosso produto”, concluiu a gerente de marketing da Clear.
