O número de corridas de rua oficiais realizadas no Brasil aumentou 85% em 2025, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo). Foram contabilizadas 5.241 provas no ano passado, contra 2.827 em 2024.
Os dados foram apresentados no painel de encerramento do 4º Summit Abraceo/CBAt, junto à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), realizado nesta semana, na Mercado Livre Arena Pacaembu, em São Paulo (SP).
Estados
São Paulo liderou o ranking com 1.311 corridas de rua em 2025. Paraná e Santa Catarina apareceram na sequência, com 645 e 478 eventos, respectivamente.
Alagoas registrou a maior taxa de crescimento proporcional, passando de quatro provas em 2024 para 36 em 2025. Ou seja, houve um aumento de 800%. Sergipe (95%), Paraná (93%) e Santa Catarina (71%) também tiveram altas expressivas.
O levantamento considerou a legislação nacional sobre corridas de rua, dados da CBAt e das federações estaduais e do Distrito Federal. Para evitar duplicidade, os números da CBAt foram excluídos da contagem final, já que as provas são registradas em suas respectivas unidades federativas.
Cooperação
Durante o evento, foi anunciado um protocolo de intenção entre Abraceo, CBAt, Associação Brasileira dos Secretários Municipais de Esporte (Absmel), Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Esporte e federações.
“Essa cooperação vai permitir o diálogo com as secretarias estaduais e municipais, fazendo com que ninguém fique desinformado sobre as obrigatoriedades dos eventos. Com isso, os nossos eventos ficarão ainda mais interessantes”, destacou Wlamir Motta Campos, presidente da CBAt, que esteve recentemente no podcast Maquinistas, da Máquina do Esporte.
O objetivo da iniciativa é ampliar o diálogo sobre a obrigatoriedade do Permit, que é a autorização concedida pelas federações aos organizadores de corridas.
O Permit estabelece o cumprimento de regras como número mínimo de banheiros, pontos de hidratação, ambulâncias, estrutura da prova, entrega de kits, medalhas e premiação. Em 2025, os eventos com Permit cresceram 47%.
“Esse acordo mostra que juntos somos mais fortes”, enfatizou Guilherme Chelso, presidente da Abraceo.
“Com essa união, o setor ganha e o crescimento fica visível, como mostramos nesse levantamento sobre a corrida de rua. Tenho certeza de que, dessa forma, os números serão ainda maiores em 2026”, completou o dirigente.
