A Federação Internacional de Futebol (Fifa) apresentou, neste domingo (26), na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), a marca oficial da Copa do Mundo Feminina de 2027, em um evento que reuniu futebol, música e arte, e que buscou celebrar a identidade do Brasil, país que sediará a competição.
O público presente à cerimônia também teve a oportunidade de conhecer o slogan do torneio, que será a frase em inglês “Go Epic”, e uma identidade sonora exclusiva, inspirada na cultura do país.
“O Brasil vive e respira futebol, e já dá para sentir por aqui a empolgação em receber o mundo todo e sediar um evento histórico”, afirmou Gianni Infantino, presidente da Fifa.
“Também é possível sentir algo ainda mais forte: o país está totalmente comprometido em transformar este momento em um divisor de águas para o futebol feminino. A marca oficial reflete a visão que compartilhamos com nossos anfitriões: uma Copa do Mundo Feminina da Fifa alegre, impactante e verdadeiramente brasileira”, prosseguiu o cartola.

A marca é inspirada na bandeira brasileira e na geometria do campo de futebol, criado a partir da união das letras “W” (do inglês “women” e “world”) e “M” (do português “mulheres” e “mundo”).
A cerimônia de lançamento reuniu ídolos do futebol feminino e masculino, como a ex-jogadora Formiga, única atleta da história a disputar sete edições da Copa do Mundo Feminina e que atualmente exerce o cargo de diretora de políticas de futebol e de promoção do futebol feminino no Ministério do Esporte.
“Sediar a Copa do Mundo Feminina é um sonho que se torna realidade, não apenas para as jogadoras que representam o Brasil hoje, mas para toda uma geração”, disse a ex-atleta.
“O ano de 2027 será para abrir portas. Esta Copa do Mundo mostrará às meninas do mundo todo que o lugar delas é no maior palco”, completou.
Em uma mensagem por vídeo, a atacante Marta destacou a conexão profunda e emocional do Brasil com o futebol.
“O futebol é sobre amor, e o Brasil ama o futebol. Nosso país está pronto para abraçar o futebol feminino com orgulho, emoção e convicção. Este torneio vai criar histórias inesquecíveis e novas heroínas, inspirando meninas e meninos, mulheres e homens, e fazendo com que nosso amor pelo esporte cresça ainda mais”, enfatizou Marta.
Antes da cerimônia que revelou a marca oficial do torneio, a Avenida Atlântica, tradicional rua da capital fluminense, foi transformada em uma verdadeira galeria a céu aberto, por meio do Festival de Arte Urbana. A iniciativa se inspirou em uma tradição brasileira de pintar as ruas durante as Copas do Mundo.
