A Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026 terminou no último domingo (25) com o título do Cruzeiro. A competição organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF) acumulou 230 milhões de visualizações com as transmissões de CazéTV, Xsports, Record, Record News e do próprio canal da entidade no YouTube.
O resultado obtido pela Copinha Sil 2026 representa um crescimento de 40% nas visualizações em comparação com a última edição do torneio, vencida pelo São Paulo, que foi vice-campeão na edição deste ano.
O crescimento de audiência se deu, principalmente, pela pulverização dos direitos de transmissão. Com mais canais detentores dos direitos, mais partidas puderam ser exibidas em veículos de destaque, seja na televisão ou na internet.
In loco, a final entre Cruzeiro e São Paulo, disputada na Mercado Livre Arena Pacaembu, reuniu mais de 19 mil torcedores. Os mineiros venceram por 2 a 1.
CazéTV
A CazéTV, canal da LiveMode, alcançou mais de 12,5 milhões de espectadores únicos ao longo da competição, que reuniu 128 times Sub-20 de todo o Brasil.
A final entre Cruzeiro e São Paulo, no domingo (25), foi responsável por 2,6 milhões de espectadores únicos. O canal também ultrapassou 60 milhões de visualizações durante a Copinha 2026.
Xsports
A Xsports alcançou 10,2 milhões de espectadores únicos na TV aberta e mais 8,5 milhões no YouTube, impactando mais de 18 milhões de pessoas com a transmissão do torneio, segundo dados da Kantar Ibope Media.
A partida entre Palmeiras e Vitória, válida pela 2ª fase, foi o principal destaque, com mais de 3 milhões de espectadores únicos, somando TV e YouTube. Ao longo de toda a competição, a Xsports registrou média de 675 mil espectadores únicos por partida na televisão aberta.
“É uma evidência da consolidação do canal como uma nova alternativa relevante para quem busca esporte ao vivo e conteúdo de qualidade. Seguiremos investindo em eventos que valorizem o futebol nacional em todas as telas”, exaltou Thiago Garcia, diretor comercial da Xsports.
O canal da Xsports encerrou a Copinha com mais de 724 mil inscritos, sendo 604 mil novos seguidores conquistados durante a competição, um crescimento superior a 500% no período.
Record
Na Record, a final da Copinha atingiu uma média de 7 milhões de brasileiros por minuto. Em Belo Horizonte (MG), o título do Cruzeiro levou a emissora à liderança de audiência na praça, com 6,1 pontos e 18,3% de participação sobre o número de TVs ligadas (share).
Em São Paulo (SP), a Record alcançou 6,9 pontos de pico, com 4,9 pontos de média e 13,1% de participação com a decisão.
Logo depois do término da partida, o pós-jogo, com análises e entrevistas do time de esportes da emissora, registrou 5,9 pontos de média e 13,8% de share.
Experiências e ativações
O crescimento de audiência foi acompanhado pela intensificação na criação de experiências e ativações dos patrocinadores. Nesta edição, o torneio contou com Centauro, Eurofarma, Wizard, Sil Fios e Cabos Elétricos e Bis.
Na final, a Centauro promoveu uma aula de corrida pré-jogo com quase 40 participantes, além de ações visuais como o envelopamento da pista e do banco de reservas do Pacaembu.
A Wizard, por sua vez, realizou o “Dia de Craque”, levando alunos e a mascote da competição para uma vivência completa dos bastidores de uma final.
Já a Sil ofereceu um lounge no gramado para parceiros e clientes, enquanto a Bis levou à Copinha o “VAR de Bis”.
“Os números da Copinha Sil 2026 refletem a força e a relevância da competição. Um crescimento superior a 40% em visualizações em relação a 2025 mostra que estamos falando de um produto cada vez mais consolidado, que gera interesse do público, entrega resultado para os detentores de mídia e oferece um ambiente atrativo para os patrocinadores”, comentou Bernardo Itri, vice-presidente da Federação Paulista de Futebol.
