Em 2026, o Carnaval de Salvador (BA) homenageará os 110 anos do samba, que, apesar de ser muitas vezes associado ao Rio de Janeiro, surgiu de fato a partir dos ritmos trazidos pelas pessoas escravizadas no Recôncavo Baiano.
O resgate dessa origem é justamente a proposta trazida pelo Bahia na nova camisa especial lançada no início deste ano.
Ela estará disponível nos modelos regata, na cor branca e com listras verticais em azul, trazendo instrumentos musicais típicos do samba, e tradicional, com duas faixas horizontais em azul na altura do peito, estampa nos ombros e mangas elementos que fazem referência ao ritmo.
Torcedor declarado do Bahia, o cantor Beto Jamaica foi o escolhido para protagonizar a campanha de lançamento da camisa em homenagem aos 110 anos do estilo musical, com direito a um ensaio fotográfico realizado no tradicional Clube do Samba, no Pelourinho, em Salvador.
“Essa camisa representa uma história cultural muito grande, uma história do samba, dos caboclos, dos terreiros. Uma história dos blocos afros, de uma representatividade enorme. O Bahia possui uma torcida muito grande, hospitaleira e que merece uma homenagem como essa. Uma camisa tão bonita e cheia de energia, com bandolins, tambores e cavaquinhos. Cada instrumento representa uma pessoa, tem relação com o Carnaval, com a história do Bahia e com o povo desta cidade. Não tem como dividir: o Bahia é mundo!”, disse o músico.
Além da proximidade com o Carnaval de Salvador, que terá como tema “O Samba Nasceu Aqui”, o lançamento aproveita as comemorações em torno do dia de Iemanjá, que será celebrado na próxima segunda-feira (2).
As camisas são em tiragem limitada e estarão à venda a partir deste sábado (31), em todas as lojas físicas do Bahia e no e-commerce oficial do clube.
“Trazer o samba para a nossa camisa é celebrar a alma do Bahia e a essência do nosso povo. Mais do que um uniforme especial de Carnaval, as camisas representam uma homenagem viva aos 110 anos de um ritmo que nasceu no nosso estado e conquistou o país”, afirma o diretor de marketing e negócios do Bahia, Rafael Soares.
