O Bahia e o Botafogo anunciaram parcerias de licenciamento e marketing com a Electronic Arts (EA Sports). O movimento marca o retorno de clubes do futebol brasileiro com uniformes, escudos e atletas autênticos à franquia, o que não ocorria de forma licenciada havia dez anos.
A integração das equipes ocorre inicialmente no EA Sports FC Mobile, dentro do evento Ginga, iniciado nesta quinta-feira (5).
“O futebol brasileiro tem uma importância cultural única, e Bahia e Botafogo representam gerações de história, identidade e torcida”, diz Jeff Sharma, vice-presidente de marca do EA Sports FC.
“Trabalhar ao lado desses clubes nos permite oferecer experiências mais autênticas a quem joga, enquanto fortalecemos nosso relacionamento significativo com o futebol brasileiro e sua comunidade”, completa.
A ausência de clubes brasileiros de forma completa nos jogos da produtora se estendia desde 2014, devido a imbróglios jurídicos relacionados aos direitos de imagem dos jogadores. Com os novos contratos, os usuários podem utilizar ativos oficiais do Bahia e do Botafogo no modo Meu Time.
Os atletas serão integrados aos grupos do Draft e poderão ser obtidos por meio do Mercado de transferências do jogo.
Bahia
Para o Bahia, a parceria representa uma expansão da marca do clube para além do território nacional. A equipe também destacou a participação do time no movimento de retorno do futebol brasileiro à plataforma da EA Sports.
“Ser um dos poucos clubes do país presentes em uma plataforma global evidencia a força do nosso crescimento e rompe com a lógica de outrora, que se restringia ao eixo Rio–São Paulo”, afirma Rafael Soares, diretor de marketing e negócios do Bahia.
“O Bahia fura a bolha e dá um passo importante para a consolidação da nossa marca e para a conexão com nossos torcedores”, acrescenta o executivo.
Botafogo
No Botafogo, o licenciamento é visto como uma forma de fortalecer o vínculo com a nova geração de torcedores e ampliar a visibilidade internacional da equipe.
“Ter o Botafogo oficialmente representado no EA Sports FC fortalece nossa conexão com a torcida e expande a presença do clube no cenário global. Essa parceria reflete nossa história e nossa visão para o futuro”, conta Paula Young, diretora de ativações comerciais e relações internacionais do Botafogo.
A EA Sports também confirmou a renovação do contrato do narrador Gustavo Villani e do comentarista Caio Ribeiro. A duração do novo acordo não foi divulgada.
