O calendário das World Marathon Majors (WMM), grupo que reúne as principais corridas de rua do mundo, terá uma novidade em 2013. A partir do próximo ano, a programação passará a abarcar também uma prova realizada em Tóquio.
Até 2012, apenas cinco maratonas são consideradas WMM: Boston, Londres, Berlim, Chicago e Nova York, cuja edição deste ano foi cancelada por causa dos estragos causados pela tempestade tropical Sandy.
Com a adição de Tóquio ao grupo, o calendário passará a ter três maratonas WMM em cada semestre. O novo status vai turbinar a exposição e dará mais espaço de mídia para a prova realizada no Japão – a edição 2013 está marcada para o dia 24 de fevereiro.
“Teremos um crescimento contundente de reconhecimento e atenção em nível mundial. Esse era um plano que nós tínhamos desde que começamos a realizar a prova”, disse a organização da Maratona de Tóquio em comunicado oficial.
Além do status global e da exposição, uma vantagem de participar do grupo de maratonas WMM é a premiação coletiva. Cada prova contribui com US$ 1 milhão, e esse montante é dividido posteriormente entre os melhores de todo o circuito.