O Chelsea anunciou o maior prejuízo antes de impostos da história da Premier League, com um déficit de £ 262 milhões na temporada 2024/2025. O valor supera os £ 197,5 milhões registrados pelo Manchester City em 2011.
O resultado foi divulgado mesmo após o clube ter arrecadado £ 490,9 milhões em receitas, o segundo maior montante de sua história.
“As pessoas perguntam se o Chelsea é um clube de futebol ou um experimento de um fundo de investimentos”, ironizou Kieran Maguire, especialista em finanças do futebol.
“Não acho que essas demonstrações financeiras ofereçam uma resposta mais clara. Ainda estamos aguardando o relatório completo na Companies House”, acrescentou.
Finanças
Desde a aquisição pela BlueCo, liderada pela Clearlake Capital, de Behdad Eghbali e Todd Boehly, em 2022, o Chelsea investiu mais de £ 1 bilhão em contratações de jogadores com contratos de longa duração.
A Uefa já multou o clube em £ 26,7 milhões por irregularidades na alocação de custos e mantém monitoramento por três anos.
Além disso, os prejuízos incluem multas, como a sanção de £ 10,75 milhões da Premier League por pagamentos a agentes na gestão de Roman Abramovich, e baixas contábeis de atletas como Raheem Sterling e Mykhailo Mudryk.
Receitas
Apesar do déficit, o Chelsea projeta um aumento significativo de receitas nas próximas demonstrações financeiras, com £ 85 milhões adicionais pela conquista da Copa do Mundo de Clubes da Fifa em julho de 2025 e cerca de £ 80 milhões em direitos de transmissão da Champions League. Maguire destacou a importância da participação na competição.
“Para cada libra esterlina que você recebe com a transmissão [na Champions], você recebe apenas 11 centavos na Conference League”, comparou.
O Chelsea também revelou que sua equipe feminina registrou prejuízo de £ 17,1 milhões, com receita de £ 21,3 milhões.
Para Maguire, há problemas estruturais que precisarão ser enfrentados pela diretoria do clube inglês a médio prazo.
“O Chelsea tem um estádio com capacidade para apenas 40 mil pessoas e é cerca de metade do tamanho do Manchester United, e provavelmente está £ 50 a £ 60 milhões atrás de outros clubes”, criticou.
Segundo o especialista, as novas regras da Premier League, que permitem gastos de até 85% das receitas totais em custos relacionados ao elenco, reforçam a necessidade de ampliação das receitas.
Perspectiva
O Chelsea terminou a última temporada da Premier League em quarto lugar e conquistou a Uefa Conference League e a Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Apesar disso, os prejuízos acumulados nos últimos três anos somam cerca de £ 220 milhões.
Maguire avaliou que o clube não deve violar os regulamentos da liga, mas ressaltou que a diferença de receitas em relação aos rivais pode impactar o desempenho esportivo no futuro.
