A cerveja Itaipava será uma das patrocinadoras da Copa do Brasil de futebol em 2013. A marca do grupo Petrópolis substituirá a Brahma, que tinha cota do certame nacional até o ano passado e não renovou contrato.
A cota comprada pela Itaipava é da categoria platinum, pacote que inclui propriedades como placas de publicidade estática, ingressos e ações customizadas de ativação. O contrato da cervejaria com a Copa do Brasil tem cinco anos de duração, e o valor do negócio é mantido em sigilo.
A Copa do Brasil é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas a venda comercial da competição é feita pela Traffic. O número de cotas da edição 2013 é o mesmo da temporada passada.
Contudo, haverá uma mudança fundamental na Copa do Brasil em 2013. O torneio voltará a contar com as equipes que disputam a Copa Bridgestone Libertadores, terá um número maior de participantes e ocupará um espaço maior no calendário.
A conta que Traffic e CBF usam é que as mudanças ampliarão a exposição de patrocinadores em até 25%. Ainda assim, porém, os valores das cotas não foram inflacionados para este ano (houve apenas correção monetária).
Além da substituição de Brahma por Itaipava, a lista de anunciantes da Copa do Brasil terá uma mudança importante neste ano. A montadora Kia, que tinha o title sponsor do torneio, não exerceu direito de preferência para renovar contrato.
A partir dessa decisão da Kia, a Traffic foi liberada para oferecer ao mercado a cota que era da montadora. Ainda existe uma conversa entre a agência e a empresa do segmento automotivo, mas a chance de um novo acordo é remota.