A Fifa e o Ministério das Comunicações acertaram uma parceria para a telecomunicação da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil. Jérôme Valcke, secretário geral da Fifa, e Paulo Bernardo, ministro das Comunicações, assinaram um Memorando de Entendimentos com o objetivo de garantir um funcionamento eficiente do serviço durante a competição.
Com o acordo, as duas partes terão responsabilidades. A Fifa arcará com tudo o que for utilizado apenas para a Copa do Mundo e o Governo Federal será responsável pelas obras que ficarão de legado para o Brasil. As negociações envolvendo o governo e a Fifa se estenderam por 18 meses, segundo Paulo Bernardo.
O Ministério das Comunicações terá a Telebrás como grande parceira para a implantação dos projetos. A empresa está criando uma infraestrutura de rede de fibra ótica nas 12 cidades sede, com orçamento de R$ 200 milhões. A Anatel disponibilizará outros R$ 180 milhões para equipamentos, treinamento, rede, entre outros.
Segundo Paulo Bernardo, a tecnologia 4G estará funcionando a partir de abril deste ano nas seis cidades que abrigarão a Copa das Confederações: Brasília, Rio de Janeiro, Fortaleza, Recife, Salvador e Belo Horizonte.
Valcke e Paulo Bernardo compartilham da mesma opinião sobre a telecomunicação na Copa do Mundo. “Grande peça da organização da Copa”, comentou o membro da Fifa, “sem uma boa comunicação é como se a Copa não existisse”, completou o ministro.