A fabricante de artigos esportivos Topper decidiu importar uma fórmula de muito sucesso na Argentina para tentar aumentar as vendas no Brasil. A empresa lançou neste semestre uma linha de roupas casuais para o público. O objetivo é atrair um novo tipo de público para a marca.
“Na Argentina a linha casual é muito forte. Quando olhamos para os pés de um argentino, invariavelmente ele calça um tênis de nossa linha. Agora estamos trazendo-a para o Brasil, com o intuito de aumentar a linha de produtos da marca e, consequentemente, as vendas”, afirmou à Máquina do Esporte Fernando Beer, diretor de artigos esportivos da Alpargatas.
No próximo dia 13 de julho, em homenagem ao Dia do Rock, a Topper colocará a venda dois modelos dessa linha casual que remetem à banda Guns N” Roses. A expectativa é criar lançamentos desse tipo e também outros modelos para uso diário, atingindo um novo público.
Em 2012, segundo o relatório anual da Alpargatas, a Topper teve um crescimento em vendas graças ao lançamento de novos produtos de futebol e à criação da linha de corrida de rua. Foram mais de 30 calçados lançados ao longo do ano. Na Argentina, a força da marca é ainda maior. Líder do segmento de artigos esportivos no país, foram 105 lançamentos em 2012.
O lançamento de artigos no Brasil após uma estratégia bem-sucedida na Argentina repete a estratégia adotada em 2009 pela Topper. Naquele ano, a empresa decidiu apoiar sua operação no Brasil em futebol e tênis, esporte em que ela “estreou” no país. Mas após não renovar o contrato de Thomaz Bellucci, em 2010, a marca freou o investimento na modalidade, que deixou de ser produzida no Brasil no ano passado.
A linha de artigos esportivos é a segunda mais representativa no faturamento da Alpargatas, que não destrincha os resultados pelas marcas. No ano passado, dos R$ 3 bilhões faturados pela empresa, 31% foi oriundo das marcas esportivas, que além da Topper compreende as marcas Mizuno, Rainha e Timberland.