A última seleção a se classificar para a próxima edição da Copa do Mundo, a ser realizada no Brasil, em 2014, foi o Uruguai. Justamente nosso carrasco no único Mundial aqui disputado, em 1950. Prato cheio para a Puma, que ativou a equipe uruguaia, tratando-a como um fantasma que está de volta para assustar a seleção brasileira.
A fornecedora de material esportivo do time celeste produziu um vídeo que traz uma pessoa coberta por um lençol amedrontando os brasileiros nos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. No fim, o “Fantasma de 50”, cuja vestimenta é azul e apresenta o número 50 às costas, chega ao estádio do Maracanã, palco da tragédia.
A ação de marketing se mostrou muito bem sucedida: mais de 60 mil fãs já curtiram o filme na página da Puma no Facebook. Mas teve também quem não gostou. Diego Lugano, zagueiro e capitão da própria agremiação sul-americana, por exemplo, não aprovou a iniciativa.
“Está claro que é apenas uma publicidade sem maldade, valorizamos essa boa intenção. Necessitamos dela. Mas temos que ser igualmente inteligentes e não criar um clima adverso em um país que até o último momento estava torcendo para que a mística celeste estivesse presente na Copa do Mundo”, alertou Lugano.
“Nós, jogadores, não encaramos nosso sonho do Mundial dessa maneira. A melhor maneira é respeitar os heróis do passado, que jamais fizeram alarde de suas vitórias, e chegar com humildade, respeito e o sonho intacto de chegar ao lugar mais alto”, finalizou.