O acidente com vítimas fatais na Arena Corinthians no último dia 27 de novembro afetou uma série de eventos que estava programada para a imprensa na Costa do Sauípe (BA), onde acontece o sorteio dos grupos da Copa do Mundo. Durante os três dias de relacionamento mais intenso da mídia com os patrocinadores e executivos da Fifa, quase nenhuma empresa teve oportunidade de realizar eventos com os jornalistas.
A única exceção foi a Sony, que ontem (quinta-feira) fez uma apresentação do “Campo Sony”, projeto idealizado pela empresa para o Mundial. Todos os demais parceiros comerciais da Fifa não tiveram a oportunidade de realizar eventos para os jornalistas, que é um dos meios de as marcas propagarem suas campanhas relacionadas à competição.
Segundo a reportagem da Máquina do Esporte apurou com diversas empresas presentes no Sauípe, a Fifa e o COL (Comitê Organizador Local) acharam mais prudente não proporcionar tantos momentos de contato dos jornalistas com as marcas. A ideia, assim, era evitar que fossem feitas muitas perguntas relacionadas ao acidente que matou duas pessoas e paralisou por alguns dias a obra no local.
A “blindagem” aos jornalistas frustrou algumas marcas. Pelo menos dois parceiros tiveram de repensar os planos para relacionamento com a imprensa no Sauípe pela decisão, o que deve fazer com que novos eventos sejam feitos para apresentar seus projetos.
Mesmo com a decisão, diversos patrocinadores aproveitaram o centro de mídia instalado no complexo de hotel para poder se relacionar com jornalistas. Na quinta-feira,vários executivos estavam no espaço concedendo entrevista para os diferentes veículos.
A medida de segurança, porém, não impediu que perguntas sobre Itaquera fossem feitas nas coletivas de imprensa com executivos da Fifa. Durante os três dias em que houve um relacionamento direto entre dirigentes e jornalistas, perguntas sobre o acidente foram feitas constantemente.