O fim do Campeonato Brasileiro de 2013 marcou o segundo ano consecutivo em que os clubes paulistas não entraram na disputa pelo título. Com isso, de acordo com o levantamento feito pelo núcleo de pesquisa da Máquina do Esporte, mais uma vez a média geral de audiência da competição caiu.
Em 2012, o torneio nacional chegou ao fim com a média de 22,2 pontos de audiência, somando os resultados de Ibope da Rede Globo e da Rede Bandeirantes. Já em 2013, a média final da competição caiu para 21,8 pontos.
A queda mais significativa aconteceu na Band, que viu a sua média cair de 5,1 pontos, em 2012, para 4,8, em 2013. Já a média geral da Globo caiu apenas um décimo, de 17,1 para 17 pontos.
A audiência mais alta do campeonato na Globo foi obtida no clássico entre Santos e Corinthians, que aconteceu no dia 7 de agosto. A partida rendeu 24 pontos à emissora carioca. Já as piores médias aconteceram em dois jogos também do Santos, diante de Grêmio e Cruzeiro, que renderam apenas 12 pontos.
Na Band, a melhor média aconteceu no dia 13 de outubro, no clássico entre São Paulo e Corinthians. A emissora paulista anotou sete pontos na ocasião. Já a pior média da emissora foi de quatro pontos, audiência que se repetiu em 12 das 38 rodadas da competição.
Cada ponto no Ibope é equivalente a 61.952 domicílios sintonizados. Os dados da medição consideram apenas a audiência de São Paulo, região de referência para o mercado publicitário.