Foi ao ar faz dois dias o novo canal oficial do Vitória no YouTube, batizado de “Rede Leão”. O conteúdo vai ser produzido internamente, pelos departamentos de marketing e comunicação do clube, e o intuito é que seja muito mais interativo do que outros canais do gênero.
“O objetivo é estreitar o relacionamento do torcedor com o clube, então vamos fazer conteúdo tanto com os sócios-torcedores quanto com o futebol profissional. Mas queremos fazer uma WebTV um pouco diferente do padrão feito no Brasil”, diz Rafael Pirolo, coordenador de marketing da equipe e um dos responsáveis pelo projeto, ao lado de Rodrigo Cavalcanti, assessor de marketing, e Thiego Souza, assessor de comunicação.
O conteúdo começa a ser veiculado para valer na primeira quinzena de março. Sócios devem ser levados para visitas a ídolos, brincadeiras dentro de campo, bastidores de partidas, além de entrevistas com atletas, imagens de treinamentos e pré-jogo.
Comercialmente, o Vitória vai tentar inserir parceiros no negócio daqui a dois ou três meses, tão logo o canal esteja bem estabelecido. “Vamos fazer inserções, mas vamos tentar inseri-los de um modo que não seja tão agressivo, como com um anúncio, mas integrado ao conteúdo do programa”, afirma Pirolo. “Teremos que esperar alguns meses para ter o feedback tanto da torcida quanto dos parceiros comerciais”.
O maior problema para o marketing rubro-negro é que não há muitos clubes com os quais poderiam ser feitas comparações justas. O Palmeiras, por exemplo, é tido pelo Vitória como a referência de time que está tentando inovar no YouTube. Mas é um paulista, em um mercado dividido entre quatro grandes clubes, diferente do time baiano, que está em uma praça bipolarizada entre ele e o rival Bahia.