Neymar vai começar a publicar nesta quarta-feira (2), às 11h, no canal que tem no YouTube, um documentário sobre a própria vida. A série será produzida pela Losbragas, empresa comandada pela atriz Alice Braga, estreante como diretora, e por Felipe Braga, que não tem parentesco com ela, e terá temporadas temáticas com seis episódios de cinco minutos cada um. A ideia é que momentos do dia a dia do jogador sejam mostrados ao público semanalmente, sempre às 11h.
O negócio vinha sendo planejado havia anos. A primeira temporada será chamada “Dias em Santos” e foi filmada em 2012, um ano antes de Neymar decidir trocar o Santos pelo Barcelona. O convívio com a família e com amigos mais próximos, viagens, video-game e compromissos profissionais farão parte desta estreia. “A vontade de registrar e levar ao público um pouco do cotidiano do jogador é anterior à transferência dele para o Barcelona. Queríamos entender como um jovem de 20 anos que tem desejos, sonhos e receios como qualquer garoto desta idade convivia com os grandes desafios e cobranças que recaem sobre ele”, explicou Felipe. Ele e Alice estiveram grudados no jogador desde então.
A rotina de Neymar em Barcelona, com episódios filmados em 2014, será tema da segunda temporada. “Mais do que estádios e obras, o que faz o esporte é o atleta. Ele é o grande ativo, e abrir essa janela para sua vida pode apresentar oportunidades de conteúdo e marketing que vão além da performance partida a partida, tocando a experiência do indivíduo que está ali”, disse Felipe, idealizador do projeto, no comunicado enviado à imprensa.
A internet e as redes sociais, na avaliação do diretor, cortaram o caminho entre figuras públicas e fãs, que antes precisavam do intermédio de grandes veículos de imprensa para haver comunicação. Neymar, com 10,1 milhões de seguidores no Twitter, 18,8 milhões de fãs no Facebook e mais de 13 milhões de visualizações nos vídeos de gols e comerciais que posta no YouTube, é um dos atletas com mais caminhos para se comunicar diretamente com o público.
A Losbragas confia no YouTube como plataforma de distribuição pela segunda vez. Ano passado, o projeto “Latitudes” levou o prêmio APCA de melhor série de 2013 e foi indicado ao Emmy Internacional na categoria “digital”. Ele teve cerca de 2,5 milhões de visualizações no site de vídeos do Google e foi exposto em eventos no Rio de Janeiro e em Texas, nos Estados Unidos. Tratava-se de um projeto “transmídia”, um longa-metragem que foi exibido tanto por meio do YouTube quanto pela TNT, canal de TV fechada. A história era baseada na personagem de Alice Braga, uma executiva de moda.