Vasco e Flamengo empataram em 1 a 1 na primeira partida da final do Cariocão Guaraviton de 2014. São as duas maiores torcidas do Rio de Janeiro, em uma edição que teve uma final “de verdade” – ano passado, o Botafogo foi campeão antecipadamente ao vencer a Taça Guanabara e a Taça Rio. A audiência, portanto, teria de subir alguns pontos em relação a 2012, certo? Não foi o que aconteceu.
O empate entre vascaínos e flamenguistas registrou 27 pontos e 58% de participação na soma das duas emissoras que o transmitiram. A Globo marcou 25 pontos, com 53% de share, e a Bandeirantes teve dois pontos, com 5%. Foi a maior audiência de 2014, sim, mas empatou com os dois jogos que consagraram o título botafoguense em 2013.
Ao vencer Taça Guanabara e Taça Rio em 2013, o Botafogo conquistou automaticamente o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, não havendo necessidade de haver uma final. Nos jogos decisivos, vitórias sobre Vasco (Taça Guanabara) e Fluminense (Taça Rio), o clube de General Severiano anotou os mesmo 27 pontos em ambos.
A Globo liderou o horário do futebol neste ano, com Vasco e Flamengo, seguida por SBT, com seis pontos (12% de share), e Record, com quatro (9% de share). A Band ocupou apenas a quarta colocação no ranking desta faixa.
Cada ponto do Ibope no Rio de Janeiro é equivalente a 38.621 domicílios sintonizados. Os dados de medição compreendem somente a região metropolitana do território fluminense.