Encerrado o Campeonato Paulista Chevrolet de 2014, a Globo se depara a uma perda de 20% na audiência desta edição em relação a três anos atrás. A emissora carioca registrou uma média de 20 pontos no Ibope na Grande São Paulo em 2011 e 16 pontos em 2014. No mesmo período, a Bandeirantes caiu cerca de 15%, de sete pontos para seis. Há várias explicações plausíveis para a queda de interesse do público pelo Estadual: final com apenas um grande clube paulista, queda no número de clássicos, eliminação precoce do Corinthians… Vamos por partes.
Quanto às finais, a vitória nos pênaltis do Ituano sobre o Santos de 2014 marcou 28 pontos, na soma dos dois canais, quando o título do Corinthians sobre o mesmo Santos em 2013 assinalou 35 pontos. A goleada do Santos sobre o Guarani em 2012 registrou 26 pontos, e a vitória do Santos sobre o Corinthians em 2011, 42 pontos. A decisão com somente um grande clube é responsável por uma queda considerável no Ibope, portanto.
O número de clássicos caiu, principalmente porque os grandes times não conseguiram avançar muito na competição deste ano, e puxou a média total para baixo. Foram apenas dez clássicos em 2014, contra 16 realizados em 2013. Como são os jogos que marcam os picos mais altos na audiência, esta é mais uma boa explicação para a perda das emissoras.
E o Corinthians, eliminado na primeira fase do Estadual desta temporada, teve bem menos jogos transmitidos. Foram oito em 2014, quase a metade dos 14 de um ano antes. Como a equipe do Parque São Jorge é a que possui os índices mais altos de audiência, eis mais uma justificativa para a queda da média geral.
Sobre os clubes, mais especificamente, mesmo com um Santos que avançou até a final do Paulista, o Corinthians foi quem mais apareceu na televisão. Os corintianos tiveram oito partidas na TV, são-paulinos e santistas, seis cada, e os palmeirenses, quatro. É um cenário bem mais equilibrado do que na temporada passada, quando o Corinthians foi televisionado 14 vezes, o São Palo, sete vezes, e Palmeiras e Santos, cinco cada.
De acordo com a pontuação do Ibope, cada ponto equivale a 61.952 domicílios sintonizados. Os dados de medição compreendem somente a região metropolitana de São Paulo, referência para o mercado publicitário.