O sonho de jogar profissionalmente futebol é muito comum entre meninos, e o YouTube decidiu ajudá-los a chegar lá. O site de vídeos do Google fechou parcerias com Corinthians e Santos para achar jovens talentos pela internet.
Funciona assim: interessados têm de enviar um vídeo de 15 segundos para a rede social. Eles têm de mostrar aptidão com a bola até 30 de junho, quando terminam as inscrições. Depois disso, os vídeos ficarão disponíveis no site por mais algum tempo. Os mais visualizados serão enviados para os departamentos das duas equipes para serem avaliados.
Em julho, os dois clubes vão escolher os garotos que tiveram o melhor desempenho e os chamarão para testes nas categorias de base. Esses meninos vão treinar por uma semana e, se os clubes gostarem do desempenho deles, poderão ser contratados. Todas as despesas serão bancadas pelo YouTube junto com Corinthians e Santos.
Maia Mau, gerente de marketing do YouTube, contou à Máquina do Esporte que apenas no primeiro dia após o lançamento a empresa recebeu cerca de 40 vídeos dos interessados em jogar nos dois clubes. A profissional adiantou também que há interesse em replicar esta ação com outros times, mas ainda não há nenhum outro negócio fechado. Não há valor envolvido no acordo entre a rede social do Google as equipes de futebol que adotam a plataforma.