A Globo teve, no fim da semana passada, uma boa noção da diferença que irá abrir em relação aos outros canais em audiência durante a Copa do Mundo. Na sexta-feira (6), o amistoso entre Brasil e Sérvia no estádio do Morumbi aumentou em 86% o Ibope que a emissora teve em São Paulo e em 50% no Rio de Janeiro, ambos em relação à média de audiência de toda a sexta-feira anterior.
A vitória brasileira com gol de Fred marcou 26 pontos na capital paulista, com 52% de todas as televisões ligadas naquele horário. A Record, segunda colocada, teve cinco pontos e 10% de participação. Na capital fluminense, a Globo obteve 24 pontos, com 56% de share, enquanto o SBT ficou em segundo com quatro pontos e 9%.
Quer dizer, também, que a seleção brasileira fez com que mais da metade de todas as TVs ligadas em São Paulo e no Rio de Janeiro estivessem sintonizadas na Globo.
Cada ponto no Ibope equivale a 61.952 domicílios sintonizados em São Paulo e 38.621 no Rio de Janeiro, ambos apenas nas regiões metropolitanas, referências para o mercado publicitário.