A Copa do Mundo fez aumentar o número de televisores vendidos em todo o mundo. Só no Brasil, o crescimento semanal chegou a atingir 60% a partir da primeira quinzena de maio deste ano. É o que apontam os dados divulgados pelo Painel Varejista da GFK, empresa de consultoria que acompanha a venda de eletroeletrônicos em mais de 100 países.
Outros países da América Latina como Argentina e Chile também registraram crescimento de mais de 50% nas vendas. A pesquisa mostrou ainda que, no mercado brasileiro, a comercialização de TVs com mais de 50’’ aumentou de 18,6% para 27,3% entre maio e março de 2014.
A tendência se repetiu nos países europeus com representantes na Copa do Mundo. Alemanha, França, Itália, Inglaterra e Espanha também tiveram um crescimento nas vendas de aparelhos de televisão, embora apenas os espanhóis tenham acompanhado o aumento de mais de 50% do Brasil.
Em entrevista à Máquina do Esporte no começo de junho, Cristiano Benassi, gerente de marketing esportivo da Samsung, falou sobre a expectativa da empresa quanto ao aumento das vendas. “A gente já teve um aumento considerável de vendas. Principalmente na linha de televisão, eu acredito que por razões óbvias. Mas eu não posso te abrir esse número especificamente e dizer quanto a mais a gente vendeu. Eu sei que a gente está em um momento bem positivo, a área de televisão está bem contente”, disse.