Diante do Chile, a seleção brasileira deu praticamente a mesma audiência que havia registrado nos três jogos anteriores. Foram 45 pontos e 83% de todas as televisões ligadas no horário do jogo. O que mudou, em São Paulo, foi a posição da Bandeirantes. A emissora cresceu tanto em número de pontos quanto em participação sobre o total.
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Dos 45 pontos e 83% de share, 11 pontos e 20% pertenceram à Band. Nos três confrontos da seleção brasileira na fase de grupos, o canal havia marcado nove e dez pontos. Nas três ocasiões, a participação foi de 16%. Houve um ganho de um ou dois pontos e quatro pontos percentuais, portanto, no jogo contra os chilenos do último sábado (28).
É arriscado deduzir de quais emissoras a Bandeirantes tirou audiência. A Globo teve 34 pontos, abaixo dos 38, 35 e 37 que assinalou na primeira fase, mas manteve 63% de todas as TVs ligadas, mesmo patamar dos 64% e 62% que teve naquela etapa. O canal carioca perdeu audiência em número de domicílios, mas havia menos televisores ligados – algo natural, visto que muitos dos brasileiros vão a bares, reuniões familiares, entre outras aglomerações.
O aumento de audiência registrado pela Band pode ter saído de outras emissoras. Record e SBT marcaram um e dois pontos, respectivamente. Em outros jogos da seleção neste Mundial, ambos os canais tiveram de dois a três pontos. Ainda assim, o mais provável é que uma combinação de vários aspectos – menos TVs ligadas, suave queda da Globo e perda de audiência dos demais canais – explique o crescimento da Bandeirantes no Ibope.
E no Rio?
No Rio de Janeiro, a Band permanece estagnada. Dos 42 pontos com 83% de share que o jogo da seleção teve no último sábado, a emissora corresponde a cinco pontos e 10% de share, idênticos aos três jogos anteriores.
A Globo marcou 37 pontos e 73%. Assim como em São Paulo, o número de pontos é inferior às outras três partidas do Brasil nesta Copa, que deram entre 40 e 43 pontos, mas o percentual foi o mesmo. A emissora teve de 71% a 76% nas demais transmissões da seleção na fase de grupos. O menor número de TVs ligadas explica esse resultado.
Cada ponto no Ibope equivale a 65.201 domicílios sintonizados em São Paulo e 39.600 no Rio de Janeiro, ambos apenas nas regiões metropolitanas, referências para o mercado publicitário.