A Adidas foi uma das empresas que melhor se preparou para agir nas redes sociais durante a Copa do Mundo de 2014. Basta ver que há um perfil no Twitter da bola, a Brazuca, com mais de 3 milhões de seguidores, cujas tuitadas são repassadas por consumidores centenas de vezes. Por trás desta e de outras ações digitais, há um planejamento incomum.
A começar pela We Are Social, agência de mídias sociais que a fabricante de materiais esportivos alemã contratou. Um ano antes do início da competição, esta empresa começou a reunir imagens e vídeos que poderiam ser usados no meio de uma partida, por exemplo. Se tal atleta fez um gol ou tirou uma bola em cima da linha, a Adidas tem algumas opções de foto dele com expressões que combinem com a jogada. Há 1 mil imagens e 600 vídeos coletados.
No Flamengo, onde montou um “quartel general” para o período da Copa, a Adidas possui profissionais dedicados a monitorar e alimentar redes sociais. Eles seguem um calendário para os 32 dias de campeonato, detalhado hora por hora com tudo o que pode acontecer.
As informações constam em reportagem da Ad Age, na qual a Adidas aparece como uma das marcas com mais interações: 1,6 milhão de tuítes, retuítes e respostas até agora. É um resultado que nem toda empresa tem, porque nem toda empresa se planejou deste modo.