Havia boas razões para ligar a televisão e assistir ao clássico entre Santos e Corinthians no último domingo. Além da atratividade natural do confronto, era a reestreia de Robinho com a camisa santista, um jogador que se destacou por pedalar à frente do zagueiro corintiano em 2002 e que manteve bons resultados contra este adversário ao longo dos anos. Mas, por causa do Dia dos Pais, Globo e Bandeirantes marcaram menos pontos no Ibope do que poderiam.
A Globo teve 17 pontos e 38% de todas as TVs ligadas. A Band, cinco pontos e 12%. O percentual das duas emissoras combinadas, portanto, foi de 50%, superior aos 48% que o clássico entre Corinthians e Palmeiras tivera no domingo retrasado. Mas o número de pontos, 22, foi inferior aos 26 que aquela partida registrara. Este fenômeno também aconteceu no Rio de Janeiro: os canais ficaram com a mesma fatia da audiência, mas o total foi menor.
Leia mais
Botafogo e Dia dos Pais derrubam audiência do futebol no Rio de Janeiro
Record e SBT, sem transmissão de futebol, passaram pela mesma situação e marcaram sete e seis pontos, respectivamente, ambas abaixo do que tiveram em domingos anteriores.
De acordo com o Ibope, cada ponto é equivalente a 61.952 domicílios sintonizados. Os dados de medição compreendem apenas a audiência da região metropolitana de São Paulo, utilizada como referência pelo mercado publicitário.