A empresa de eletrônicos chinesa Huawei chegou ao futebol brasileiro. Na manhã desta terça-feira, a companhia anunciará uma parceria com o Santos, que terá a marca estampada no espaço máster do uniforme até o fim deste ano.
A marca não é uma novata no futebol. Na Europa, parceria com clubes e campeonatos tem sido usada como plataforma de divulgação dos produtos e serviços da marca chinesa. Times como Arsenal, Milan e Borussia Dortmund mantêm a Huawei como parceira de telecomunicação.
Na Espanha, a Liga BBVA, primeira divisão do país, também conta com o suporte da empresa. Nos últimos anos, também houve parcerias pontuais, como o suporte ao Atlético de Madrid em partidas de grande visibilidade, há alguns anos.
Pouco conhecida do grande público brasileiro, a empresa chinesa tem planos ousados. No último mês, o diretor da unidade de consumo da Huawei, Richard Yu, chegou a declarar à Bloomberg que o objetivo da empresa é passar a Apple em participação de mercado de smartphones.
Mundialmente, a marca já detém 7% do bolo, contra 12% dos americanos; a Samsung ainda lidera o segmento. Em 2013, a empresa faturou US$ 40 bilhões em todo o mundo. O uso da tecnologia 4G é a esperança da marca para crescer.
Por parte do clube, o acordo representará um alívio momentâneo. Há mais de um ano sem patrocínio máster, o Santos tem recorrido a acordos pontuais. A meta agora será manter a nova marca para a temporada 2015.