Essa foi a primeira pré-temporada dos clubes brasileiros e já foi o suficiente para deixar claro o tamanho do potencial desperdiçado nos últimos anos. Os times brasileiros têm aproveitado para fazer ações interessantes que eram impensáveis há pouco tempo.
E isso acontece mesmo considerando um cenário mais adverso. A pré-temporada permanece curta e está desalinhada com o resto do futebol de elite do mundo. Além disso, essa é a primeira oportunidade de se pensar em ações diferentes; é natural que os clubes precisem de um tempo para entender o melhor modo de aproveitar a ocasião.
Mas a ação do Vasco já mostra um caminho bastante razoável. Assim como o Flamengo, o Corinthians, o São Paulo e o Palmeiras, o time conta com uma enorme torcida espalhada por todo o país. Em uma temporada regular, é difícil fazer uma aproximação com esse público, que por sinal é pouco aproveitado financeiramente. Neste ano, surgiu uma ótima janela.
Na última quarta-feira (14), além do anúncio do Vasco, houve a primeira coletiva oficial da Florida Cup, que conta com Corinthians e Fluminense. Os dirigentes de Colônia e Bayer Leverkusen insistiram na importância do mercado americano para os europeus. Sem dúvida, é empolgante ver dois clubes brasileiros na mesma barca.
É uma pena que em 15 dias tudo isso chega ao fim. Com início dos Campeonatos Estaduais, voltam os jogos sem público, sem interesse, sem retorno financeiro, contra equipes semiamadoras em estádios que deveriam estar interditados. Uma pena.