A celebração do Dia Internacional da Mulher, no domingo (dia 8), mobilizou o esporte em torno da figura feminina. Seja como meio de aumentar a frequência de público no evento, criar uma boa relação com a marca ou turbinar as vendas, diversas promoções ganharam a temática feminina para este final de semana.
A campanha mais agressiva foi feita pelo São Paulo. O clube decidiu dar entrada gratuita para sócias-torcedoras em dia com as mensalidades num setor específico do estádio, cujo ingresso regular é de R$ 100. O “presente” ainda inclui meia-entrada para um acompanhante. Com a ação, o clube não apenas se aproxima das mulheres como aumenta também a percepção de que ser sócio-torcedor possui vantagens em relação ao não-sócio, o que ajuda o São Paulo no projeto de aumentar o número de associados.
Numa linha mais leve, o Sport, do Recife, buscou homeagear as mulheres com a produção de minidocumentários. Numa série com cinco vídeos, o clube contou a história de cinco mulheres que são símbolo do clube. Entre elas, a mulher do goleiro Magrão, maior ídolo do clube na atualidade.
A data também serviu para que organizadores de provas criassem promoções específicas para as mulheres. O circuito de corrida com obstáculos Xtreme Race fez duas promoções. Até segunda-feira, as mulheres que quiserem se inscrever para a etapa de Águas de São Pedro (SP), que acontece no próximo dia 14, pagam um preço promocional de R$ 125. Já quem optar por se inscrever para a prova de 25 de abril, em Suzano (parque aquático Magic City), pagará R$ 117.
“A presença feminina é muito marcante em nossas provas. Em média, as mulheres representam 40% do total de inscritos em cada edição. Esperamos aumentar o número de inscritas com essa promoção”, disse Maurício Fragata, responsável pela Xtreme Race.
A data motivou até mesmo a organização de uma prova de corrida de rua no domingo. A WRun, tradicional prova exclusiva para mulheres, será realizada no próprio Dia Internacional da Mulher. O evento acontece na cidade de São Paulo.
Marcas patrocinadoras também pegaram carona na efeméride. O Bradesco, que dá nome ao Jogo das Estrelas do NBB, criou várias ações para as mulheres que se deslocam ao ginásio Pedrocão, em Franca (SP), para assistir ao Super Desafio BRA das Estrelas. O banco dará uma flor para cada torcedora que for ao ginásio. Já as atletas que vão participar do jogo no feminino serão agraciadas, cada uma, com um buquê de flores.
“É uma feliz coincidência a realização do Super Desafio BRA das Estrelas no mesmo fim de semana do Dia Internacional da Mulher. E nada mais justo do que homenagear as mulheres por esta data tão importante”, disse Jorge Nasser, diretor de marketing do Bradesco.