Toronto deve formalizar, até o início dos Jogos Pan-Americanos, em julho, o anúncio do Rio de Janeiro como cidade-irmã. As negociações ocorrem há dois anos e têm importância estratégica no estabelecimento de relações comerciais e na troca de experiências.
“Estamos negociando um relacionamento de amizade com o Rio de Janeiro, que provavelmente vai ser assinado na véspera do início do Pan. O acordo está sendo costurado entre John Tory [prefeito de Toronto] e Eduardo Paes [prefeito do Rio]”, afirmou Ronald Wandel, gerente de alianças estratégicas de Toronto.
“Não tínhamos representação em algumas áreas de rápido crescimento. Por isso, decidimos fazer algo no Brasil”, completou o executivo.
Por trás da parceria também está o interesse em adquirir o know-how da capital fluminense, que foi sede do Pan-Americano de 2007, da final da Copa do Mundo do ano passado e irá abrigar os Jogos Olímpicos no ano que vem.
“Nós estamos estudando como as cidades podem usar os eventos para o desenvolvimento econômico, atrair investidores e fazer promoção comercial”, contou Wandel.
Os representantes das duas cidades estudam que tipo de iniciativas tomar para tornar a parceria mais concreta. “Há dois aspectos que procuramos em qualquer parceira: como podemos ajudar as empresas de Toronto a entrar no outro mercado, e como podemos atrair investimentos do outro mercado para Toronto”, afirmou o representante canadense.
Toronto realiza seu Fórum Global entre os dias 8 e 10 de julho, que também coincide com o dia de abertura do Pan. Segundo os organizadores, o evento serve de “oportunidade para reuniões de negócios que visam a promoção de parcerias entre grandes empresas canadenses e internacionais”.
Se o acordo for oficializado, o Rio de Janeiro será a primeira cidade a tornar-se irmã de Toronto nos últimos dez anos, desde que Quito (Equador) e Ho Chi Minh (Vietnã) atingiram esse status, em 2006.
Além delas, Toronto é cidade-irmã de outros grandes centros urbanos do mundo: Kiev (Ucrânia), Sagamihara (Japão), Varsóvia (Polônia). A cidade da Província de Ontario também é parceira de Chicago (EUA), Chongqing (China), Milão (Itália) e Frankfurt (Alemanha).