A vitória do Barcelona por 3 a 1 sobre o Athletic Bilbao na final da Copa do Rei da Espanha não empolgou a audiência espanhola. O jogo teve o pior público televisivo dos últimos dos últimos sete anos na decisão do torneio, com 6,3 milhões de telespectadores e share de 41,1%.
No ano passado, Real Madrid e Barcelona decidiram a competição às vésperas da Copa do Mundo com audiência superior a 11 milhões de pessoas e cota de 60,8%. A partida foi exibida pela Telecinco.
A disparidade nos números é sentida também no “minuto de oro”, o pico de audiência para os espanhóis: foram sete milhões de pessoas em 2015, contra 13 milhões registrados na temporada passada.
A final entre Sevilla e Getafe, em 2007, detinha o recorde negativo anterior: 4,4 milhões de telespectadores e share de 41,7%.
Apesar do número baixo na TV, o jogo teve grande repercussão na internet. Lionel Messi foi o líder das tendências do Twitter em todo o mundo durante a transmissão da partida que marcou a despedida de Xavi, enquanto a hashtag #CopaDelRey ficou no topo da lista de assuntos mais comentados no microblog na Espanha.