A Telefónica apresentou uma proposta bilionária pelos direitos internacionais de TV da Liga BBVA. A empresa ofereceu € 1,35 bilhão por três anos de contrato (€ 450 milhões por temporada). No primeiro ano, seria descontado desse valor o montante já acertado com Barcelona, Celta, Real Sociedad e Espanyol, que já assinaram com a empresa.
Caso a oferta seja aceita, a Telefónica teria direito de vender o Campeonato Espanhol por todo o mundo. A Liga de Futebol Profissional, porém, já acertou um pré-acordo com a Mediapro. A empresa ofereceu pagamento mínimo de € 400 milhões se for a agência escolhida.
Caso conseguisse arrecadar € 450 milhões, ficaria com o valor excedente como lucro. Se faturar ainda mais, a sobra seria dividida com 75% para a liga e 25% para a Mediapro.
O problema desse acordo é que, como não abarca direito de arena, impediria a venda do clássico Barcelona x Real Madrid, já que cada clube teria seus direitos nas mãos de uma empresa diferente. Insatisfeito com a LFP, o Real Madrid chegou até a denunciar o acordo para a Comissão Nacional de Mercados e Competição da Espanha.
Sem ser convidado pela Mediapro para participar da licitação, a Telefónica ofereceu sua proposta diretamente à LFP. A expectativa é que, caso ela seja aceita, eliminaria o pagamento de comissão à agência concorrente.