A promessa do presidente José Maria Bartomeu, eleito em julho, de levar o Barcelona para além das fronteiras da Europa começa a ser cumprida. Um dos mercados de maior potencial de consumo do clube fora da Espanha, o Brasil ganhou uma coleção oficial de roupa com o escudo blaugrana em parceria com a rede C&A.
O contrato é válido por dois anos e não teve seus termos econômicos divulgados. Segundo a Máquina do Esporte apurou, o time de Neymar terá um percentual sobre as vendas, mas os números são mantidos em sigilo.
A rede varejista já disponibiliza em seu e-commerce e nas unidades físicas algumas peças da linha informal com camisetas e shorts para meninos de 4 a 12 anos. A partir de setembro, a C&A terá uma coleção para adultos dentro do conceito “Tal Pai, Tal Filho”, em que as mesmas roupas são vendidas para várias faixas etárias. Os valores das peças variam entre R$ 39,99 e R$ 79,99.
Procurada pela reportagem, a empresa afirmou que não há previsão de lançamento de vestuário com o escudo do Barcelona para o público feminino.
Para cuidar desse e outros contratos que o clube mantém no Brasil, o dirigente deverá cumprir outra importante plataforma de campanha: a abertura de um escritório em São Paulo para gerenciar a marca blaugrana na América Latina.
A iniciativa já foi realizada em Hong Kong e está em andamento em Nova York. Pequim é outra cidade que está nos planos da nova diretoria do Barcelona para o mercado asiático e Oriente Médio.
“É preciso estar mais perto desses mercados”, disse Susana Monje, vice-presidente financeira do clube na nova gestão, em debate pré-eleitoral. Ainda não há, contudo, previsão para a abertura da “filial” latina do Barcelona.
Além do acordo com a C&A, o Barcelona aparece nas peças publicitárias da Tenys Pé, patrocinadora de Neymar, e tem na Telefónica sua parceira de negócios na América Latina por 13 milhões anuais. O contrato prevê a utilização da imagem dos jogadores em campanhas de marketing e a organização de um amistoso na região, possivelmente em território brasileiro.
A conta de Twitter do Barcelona específica para fãs brasileiros conta com 280 mil seguidores e é superada apenas pelas versões em inglês, catalão e espanhol.