A Globo distribuiu um comunicado interno nesta semana, assinado pelo presidente do grupo, Roberto Irineu Marinho, comunicando o afastamento do executivo Marcelo Campos Pinto, que coordena as negociações de direitos esportivos para a emissora.
Segundo o comunicado, Pinto será aposentado no fim deste ano. Agora, as negociações passarão para a mão de um ex-executivo da GloboSat. Para comandar a Globo Esporte, o grupo deslocou Pedro Garcia para a função.
Marcelo Campos Pinto já vinha perdendo terreno dentro da Globo neste ano, especialmente após os escândalos que envolveram a alta cúpula da CBF recentemente. O comunicado, por sinal, saiu na mesma semana em que o ex-presidente da entidade, José Maria Marin, foi extraditado para os Estados Unidos.
O executivo da Globo foi um dos principais responsáveis por manter o futebol próximo à emissora carioca. Foi ele, por exemplo, que esteve por trás do fim do Clube dos 13. Pinto liderou as negociações individuais, em contratos que colocam mais de R$ 1 bilhão nas contas dos times, mas que mantiveram a concorrência da Record afastada do segmento.
Confira o comunicado lançado por Roberto Irineu Marinho:
“Comunico que, a partir de 9 de novembro, a Globo Esportes passa a se subordinar ao Comitê de Direitos Esportivos, formado por Carlos Henrique Schroder, Alberto Pecegueiro e Jorge Nóbrega. A estrutura da nova Globo Esportes englobará as equipes e atividades de TV Globo e Globosat já envolvidas hoje nos processos de aquisição de direitos esportivos. Pedro Garcia, atualmente diretor dos canais e produtos de esporte da Globosat, será responsável por liderar essa equipe conjunta, respondendo por toda estratégia de aquisição de direitos esportivos do Grupo Globo. Além disso, Pedro continuará supervisionando os canais Sportv e os serviços de pay per view PFC e Combate.
Marcelo de Campos Pinto, que durante vários anos liderou as negociações de direitos de futebol e Olimpíadas, deverá se aposentar no final do ano, apoiando a organização da nova estrutura durante novembro e dezembro.
Esta mudança representa mais uma etapa na busca de sinergias e integração entre as operações do Grupo Globo. Desejo ao Pedro muito sucesso em suas novas atribuições. Ao Marcelo, meu agradecimento pelo importante trabalho realizado durante mais de vinte anos de atuação no Grupo Globo.
Roberto Irineu Marinho”