Na busca por aumentar sua arrecadação em 2016, o Vitória aposta no programa de sócio-torcedor. O clube, que disputa a Série A do Brasileirão neste ano, tenta compensar o abismo existente na arrecadação com os direitos de TV. Para isso, quer duplicar o número de associados até o final do ano.
“A tarefa de um clube como o Vitória é mais árdua. Ele não está entre os grandes clubes de São Paulo e Rio que têm maior verba de TV e maior capacidade de geração de receita com patrocínios. Uma das ferramentas para sermos competitivos é com os sócios”, comenta Paulo Verardi, diretor-executivo de mercado e comunicação do Vitória em entrevista à Máquina do Esporte.
Com passagens por clubes como Santos e Grêmio, Verardi chegou há um mês ao clube baiano. No momento, afirma estar tentando entender a cultura local para traçar planos de comunicação e marketing para o time. Mas já tem o objetivo de fazer o programa de sócio-torcedor ser a principal fonte de arrecadação do clube.
“Temos que fazer uma comunicação clara ao torcedor do Vitória sobre os produtos e serviços oferecidos, que dê vazão a uma demanda”, afirma ele.
O executivo projeta que, em quatro anos, o Vitória atinja 50 mil sócios. Atualmente, o Vitória conta com 9.354 associados no programa Sou Mais Vitória, que integra o Movimento por um Futebol Melhor. O potencial de crescimento é grande, já que a equipe está apenas em 20º lugar no Torcedômetro, ranking que mede os clubes com mais sócios.
“Vamos fazer muita comunicação, relacionamento, mostrando novas alternativas de associação. Vamos trabalhar o interior [da Bahia] e zonas inexploradas até o momento, como a Grande Salvador. Tem que trabalhar para que o torcedor seja atraído para estar no estádio, aqui no Barradão ou na Fonte Nova”, conta Verardi.
A primeira oportunidade para isso será no amistoso contra o Tianjin Quanjian, marcado para o estádio da Fonte Nova, no dia 26. A equipe chinesa é treinada por Vanderlei Luxemburgo e conta com astros do futebol brasileiro como Jadson e Luis Fabiano.
“Vamos lançar a temporada do Vitória. Mostrar que o clube é ancorado no futebol, mas conta também com outras modalidades esportivas. Teremos algumas surpresas e fatos novos neste evento. Vai ser um marco de posicionamento do Vitória”, afirmou o diretor.