A Eurocopa da França aproveita o fato de ter crescido o número de participantes para incrementar os negócios. A IMG informou que foram lançados cerca de 5.000 produtos oficiais em todo o mundo, com uma arrecadação esperada de € 250 milhões. Mais da metade desse montante deve vir de produtos de vestuário. Pela primeira vez em sua história, 24 seleções estão disputando o título de campeão continental na Europa.
Cerca de 50 empresas compraram licença para o lançamento de produtos oficiais com a imagem e os ícones da Eurocopa. A IMG informou que buscou “licenciados criativos para desenhar, produzir e distribuir todo tipo de produtos para os torcedores, de moda a estilo de vida, que serão vendidos por toda a Europa e em outros mercados internacionais”.
Caso outras formas de arrecadação atinjam as expectativas dos organizadores, como patrocínios, direitos de TV e presença nos estádios, o negócio da Eurocopa irá chegar a € 3 bilhões.
A Uefa espera faturar € 1,9 bilhão com a exploração comercial do torneio, que termina no dia 10 de julho. Caso a expectativa seja atingida, representará um aumento de 36,6% em relação ao obtido em 2012. Na ocasião, o torneio, disputado na Polônia e na Ucrânia, gerou € 1,39 bilhão, com € 593,7 milhões de lucro à entidade que comanda o futebol europeu.
O principal financiador da competição segue sendo a TV, que deve gerar € 1 bilhão. Os patrocinadores irão contribuir com mais € 400 milhões, o que representa um aumento d 27,4% em comparação com quatro anos atrás. Marcas como Adidas, Coca-Cola, Carlsberg, Orange, Kia e McDonald’s mantiveram seu apoio à competição. Além delas, o torneio ganhou patrocínio da fabricante de pneus Continental, da petrolífera Socar, da Hisense, primeira marca chinesa a patrocinar o torneio, e Turkish Airlines, que se tornou a primeira companhia aérea a entrar na competição.
Com o turismo, o governo francês estima que a Eurocopa irá gerar um aporte adicional de € 1 bilhão à economia local, sendo € 180 milhões com o pagamento de impostos. Segundo os órgãos governamentais, entre até 8 milhões de pessoas, sendo 1 milhão de estrangeiros, farão turismo pelo país durante o evento.