Cristiano Ronaldo foi apontado neste ano, pela revista Forbes, como o atleta mais bem pago do mundo, colocando um jogador de futebol pela primeira vez no topo da lista. Agora, a mesma publicação exibiu por que patrocinar o português pode ser um bom negócio, pelo menos quando se fala em redes sociais.
Um levantamento realizado pela Hookit mostrou o quanto cada atleta gerou a seus patrocinadores no meio online nos últimos 12 meses. A pesquisa determinou um valor pelo tipo de promoção, a qualidade dela, o número de interações e os mercados atingidos. E ninguém chegou perto dos números apresentados por Cristiano Ronaldo.
No total, o português conseguiu entregar US$ 176 milhões aos seus parceiros nas redes sociais. Em comparação, o segundo colocado da lista, o americano Stephen Curry, gerou apenas US$ 23 milhões. Somadas as entregas dos 100 esportistas mais bem pagos do mundo, o valor chega US$ 371 milhões.
Bom para a Nike, a empresa que mais apareceu com Cristiano Ronaldo. O novo contrato do atleta com a empresa americana rende US$ 13 milhões ao ano para o português. E, somente com as redes sociais, o retorno da marca foi de US$ 36 milhões com o jogador, graças a 59 publicações.
Esses números não são por acaso; Cristiano Ronaldo é um fenômeno nas redes. No total, o jogador carrega 215 milhões de seguidores, divididos entre Facebook, Instagram e Twitter. Isso é 60% a mais do que o segundo atleta com mais fãs na internet, seu rival Lionel Messi. Somente no Facebook, são 112 milhões. O jogador do Real Madrid é a pessoa com mais seguidores no mundo na rede social criada por Mark Zuckerberg.
E há também o fato de Ronaldo usar em peso suas redes sociais para promover parceiros. Entre os 100 atletas mais pagos, apenas quatro fizeram mais publicidade por meio dessa ferramenta.