Clodoaldo Silva (natação) e Dirceu Pinto (bocha), destaques do Brasil na Paralimpíada do Rio 2016, visitaram o Complexo Industrial da Nissan, em Resende (RJ) para contar suas trajetórias aos funcionários da empresa, patrocinadora dos paratletas.
Os medalhistas da Paralimpíada visitaram as instalações da fábrica e participaram de um encontro com funcionários, em que falaram sobre suas histórias. Mentor do Time Nissan, Clodoaldo Silva, conhecido como o Tubarão das Piscinas, acumula nove medalhas de ouro Paralímpicas. No total, o paratleta subiu 14 vezes ao pódio nos Jogos, contando com a prata no revezamento misto 4 x 50 m no Rio 2016.
“Acredito que os funcionários que estão aqui também passaram por dificuldades que todo brasileiro passa e por isso, foi muito bom participar desse encontro. Que eles possam ter essa motivação que eu tenho todos os dias, que eles possam se inspirar nos atletas do Time Nissan e percebam que dificuldades existem, mas que tudo passa”, afirmou o nadador.
Dirceu Pinto é dono de cinco medalhas paralímpicas, sendo quatro de ouro. Sua última conquista foi a prata por equipes na categoria BC4 nos Jogos Rio 2016.
“A visita à fábrica me impressionou. Foi uma experiência marcante, pois vi que a pessoa com deficiência pode estar inserida no mercado de trabalho, desde que o local esteja acessível e com espaço adequado”, disse Dirceu.
Para o supervisor da área de plástico, Genilson Silva, o encontro foi muito emocionante.
“A lição que fica é da importância de lutar pela igualdade e estar sempre disposto a buscar melhores resultados nas competições e na vida”.