O mexicano Sergio “Checo” Pérez decidiu romper seu contrato com um patrocinador por conta de uma brincadeira com seu país e considerada de mau gosto pelo piloto da equipe Force India na Fórmula 1.
A Hawkers, com quem Pérez tinha contrato, divulgou um tuíte em que brincava com a vitória de Donald Trump, do Partido Republicano, nas eleições à presidência dos Estados Unidos, ocorridas na última terça-feira (dia 8).
A marca de óculos de sol postou: “Mexicanos, ponham essas lentes para que não fiquem com os olhos inchados amanhã durante a construção do muro”.
A empresa se referia à promessa de campanha feita pelo político norte-americano de construir um muro separando o México dos Estados Unidos como forma de coibir a imigração ilegal do vizinho do sul. Trump prometeu ainda que irá deportar 11 milhões de ilegais no país. Boa parte deles vem do México.
A iniciativa da marca de óculos de sol irritou o piloto da Force India, que está em São Paulo para a disputa do GP do Brasil de F-1, no próximo domingo. Checo Pérez decidiu demitir a parceira, algo inusitado no mundo dos patrocínios esportivos.
Normalmente, são as empresas que encerram vínculo com seus patrocinados por conta de alguma derrapada dos atletas, como casos de doping (caso da tenista Maria Sharapova no início do ano), escândalos sexuais (como os do golfista Tiger Woods) ou deslizes diversos (como as declarações homofóbicas do pugilista Manny Pacquiao à imprensa).
“Que mal comentário. Hoje mesmo acabou minha relação com a Hawkers. Nunca vou deixar que alguém brinque com meu país. #MéxicoUnido”, escreveu o mexicano, em sua conta no Twitter.
O tuíte teve mais de 50 mil curtidas e 26 mil retuítes, gerando uma crise de imagem para a companhia nas redes sociais.
A reação do piloto fez com que a marca, além de perder seu contratado, tivesse que pedir desculpas publicamente pela brincadeira. Um vídeo de David Moreno, um dos donos da companhia, pedindo perdão também foi postado.
“Quero pedir minhas sinceras desculpas a todas as pessoas que e sentiram ofendidas pela mensagem publicada no Twitter. Essa mensagem não nos representa, não representa a nossa forma de pensar. Somos contrários a qualquer manifestação de ódio, de qualquer expressão de racismo”, afirmou Moreno.
Além de Checo Pérez, a Hawkers patrocina outros esportes. A marca também é parceira oficial do Los Angeles Lakers, uma das equipes mais populares da NBA (liga norte-americana de basquete).