Eram 18 horas da última sexta-feira (27), em meio à Avenida Paulista, em São Paulo, quando uma enorme fila se formou em uma drogaria. A loja havia sido escolhida para uma ativação da Coppertone com o surfista Gabriel Medina, e o recebimento de popstar do atleta surpreendeu até a Polícia Militar, que demonstrou irritação por não ter sido comunicada sobre o evento.
Mais de dois anos depois de seu título mundial no surfe, Gabriel Medina se consolidou como um dos principais nomes do esporte para o mercado publicitário. Somente nas duas últimas semanas, o surfista lançou vídeo com o Ministério do Esporte, foi apresentado como novo garoto-propaganda da Audi e participou da ação da Coppertone. Nesta terça-feira (31), fará a inauguração de seu instituto, em Maresias, com várias de suas marcas parceiras.
Medina é um fenômeno. Seu esporte está longe de gozar de alta popularidade, ele é um pouco tímido e suas habilidades em frente às câmeras são, no mínimo, questionáveis. Ainda assim, coleciona patrocinadores; Samsung, Oi, Guaraná Antarctica são outras marcas que o apoiam.
Gerente de Coppertone no Brasil, Giancarlo Guarnieri explica o porquê de o atleta ser tão querido pelas empresas. “Ele tem o lifestyle dele, tem um carisma com o público e cada vez que você fala de Medina, traz uma multidão enorme. Ele é um cara aberto, tranquilo, fácil de trabalhar”, contou.
A marca, adquirida pela Bayer em 2014, é uma das empresas que apostaram em Medina antes mesmo do título Mundial do atleta. Já são quatro anos de contrato, que se encerrará no fim de 2017. E a companhia não é exceção.
Um dos responsáveis pelo sucesso do surfista nos bastidores é César Villares, sócio da Go4it, que gere a carreira do atleta. “É um trabalho de longo prazo e altamente profissional. O Medina tem um executivo que cuida de cada área: comercial, comunicação, jurídico. Esse é o segredo”, explicou.
Uma das questões que o ajudam a se manter em evidência é a criação de mídias em seu nome. Em 2013, por exemplo, Medina passou a estrelar um programa do Canal OFF, especializado em surfe. Hoje, as redes sociais formam uma plataforma poderosa para o atleta; somente no Instagram, são mais de 5 milhões de seguidores.
Já o grau de profissionalismo de Medina foi medido pelo modo como o atleta resolveu lançar seu instituto. Para a realização de seu desejo particular, foi realizada um estudo entre outros projetos semelhantes de nomes como Gustavo Kuerten, Neymar e Flávio Canto.
Para sair do papel, o Instituto Medina foi abraçado pelos parceiros comerciais do atleta. A Coppertone, por exemplo, doará R$ 1 em produtos vendidos para o projeto, verba que será fundamental para a ampliação da assistência a jovens de Maresia.
No evento da Avenida Paulista, por sinal, Medina atendeu aos fãs por mais de duas horas. Com o local quente e lotado, passou mal, preferiu se retirar e chegou até a ser vaiado por alguns. É o preço de seu status.