O Bahia resolveu inovar no anúncio da mais nova contratação para reforçar o elenco para esta temporada. A notícia do acerto com o atacante Maikon Leite, 28, foi antecipada a quatro sócios-torcedores em um grupo de WhatsApp junto com o atleta. A partir daí, a informação viralizou, se espalhando pelas redes sociais.
“Eu, Maikon Leite, assinei contrato com o Tricolor de Aço e já posso ser anunciado oficialmente. Vocês podem fazer isso nos seus perfis nas redes sociais? Obrigado e BBMP!”, pediu o atacante, administrador do grupo do aplicativo de mensagens, usando tradicional termo da torcida.
Depois, o Bahia ainda enviou um SMS a todos os associados em dia com o clube, relatando a novidade. Pelo Facebook, apenas uma hora após o anúncio, já havia 2.500 curtidas e 110 compartilhamentos.
“A ação foi excelente pela inovação. Houve muitos comentários positivos pelas redes sociais do clube, inclusive fora da Bahia, em outros pontos do país. Além disso, gerou bastante cobertura na imprensa”, comemorou Jorge Avancini, diretor de mercado do Bahia, em entrevista à Máquina do Esporte.
Apesar da criatividade para anunciar o novo contratado, Maikon Leite não foi unanimidade entre os fanáticos pelo clube. “Boa contratação. Tem nome, impõe respeito. Que honre a camisa tricolor”, escreveu um torcedor na página do clube no Facebook.
“Maikon Leite e o tipo do jogador que ou corre ou pensa. Fazendo os dois dá ‘chabu’. Kkkk” declarou outro, mais cético.
Revelado pelo Santo André, Maikon Leite ficou conhecido pela conquista do Campeonato Paulista de 2008 pelo time do ABC. Negociado com o Santos, ganhou novamente o Paulistão em 2010 e 2011, a Copa do Brasil de 2010 e a Copa Libertadores no ano seguinte. Pelo Palmeiras, foi campeão da Copa do Brasil em 2012. Passou ainda por Atlético-PR, Náutico, Sport, Atlas e Toluca (México) e Al-Shaab (Emirados Árabes).
Não é o primeiro anúncio inusitado de uma contratação feito pelo Bahia nesta temporada. Anteriormente, o meia Agustín Allione, emprestado pelo Palmeiras, ligou para torcedores do Bahia para contar sobre sua chegada a Salvador. A ideia do time é privilegiar seus sócios-torcedores, que recebem informação privilegiada antes dos demais.
“No ano passado fizemos sócios apresentarem novas contratações. A ideia é favorecer quem paga suas mensalidades em dia”, afirmou Avancini.
Entre as iniciativas do departamento de marketing estão a promoção de sabatina do presidente com torcedores, escalação de jogadores e do técnico Guto Ferreira para telefonar para sócios convidando-os a assistir às partidas do clube, participação de associados em coletiva de apresentação de jogadores e até a convocação de fãs para entrar em campo no lançamento da nova camisa do Bahia.
De volta à Série A do Brasileirão, o Bahia já contratou dez reforços para a temporada. Entre os principais nomes que passaram a integrar o elenco, além de Maikon Leite e Allione estão o lateral Wellington Silva (ex-Fluminense) e o atacante Gustavo (ex-Corinthians).