A Ponte Preta tem utilizado humor e apostado na interação com os torcedores para conquistar um crescimento significativo no digital. Segundo pesquisa do Ibope Repucom, o clube campineiro teve crescimento de 15% em suas redes sociais desde novembro. Proporcionalmente, é um incremento maior do que tiveram, no mesmo período, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos.
Entre os clubes da Série A do Brasileirão, a Ponte só fica atrás de Chapecoense, anabolizado pelo interesse despertado após a tragédia aérea na Colômbia, e do Avaí.
Entre as iniciativas do clube paulista estão a postagens de gifs animados para anunciar as contratações. A mais recente foi o uso do desenho animado Fred Flinstone para anunciar a chegada do técnico Gilson Kleina, recém-contratado, que tem como apelido o nome do personagem.
“Desde quando começamos a ativar o perfil do Twitter da Ponte, em setembro/outubro de 2016, a linha seguida foi trabalhar, com mais humor e a interatividade com os torcedores”, conta Fabiana Fantini, do departamento de marketing da Ponte.
“Sempre que postávamos algum gif, o engajamento era muito maior. Começamos a fazer isso com frequência. Particularmente, eu gosto muito de utilizar gifs, e o Twitter permite mais esse tipo de interação”, acrescentou ela.
Em fevereiro, o clube anunciou o retorno do volante Fernando Bob usando o desenho “Fantástico Mundo de Bob”.
“Sempre olhamos o que outros clubes fazem pelo Twitter, e o da Ponte é um que tem muita aceitação por conta do humor que transmitimos. Quando começamos, em setembro, a rede tinha 73 mil seguidores. Atualmente, estamos com 142 mil”, afirmou Fabiana.