A CVC lançou texto promocional em seu site lembrando um ano para o início da Copa do Mundo da Rússia 2018. Apesar de não ter direitos sobre o torneio, a operadora lembra que “estamos há apenas um ano de um dos maiores eventos esportivos do planeta e para quem pretende assistir de perto os jogos da Copa do Mundo da Rússia é melhor começar a se planejar agora”.
Em seguida, há links remetendo o consumidor a adquirir passagens aéreas e reservar hotéis em Moscou e São Petersburgo. Tudo pelo site da operadora.
Material promocional da CVC sobre a Copa do Mundo da Rússia 2018
Consultada sobre a propaganda da CVC, a Fifa afirmou que irá notificar a agência por uso do nome do evento sem autorização.
“Por favor, note que a empresa CVC não foi oficialmente nomeada pela Fifa ou pela Match Hospitality para vender bilhetes ou pacotes de hospedagem para a Copa do Mundo 2018, seja no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo”, afirmou Imran Patel, representante da Match Hospitality, dona dos direitos globais do programa oficial de hospitalidade da Fifa para o Mundial.
Utilizar o nome de um evento sem autorização é conhecido como marketing de emboscada e tem sido comum no Brasil entre agências de turismo. Em 2015, como noticiado pela Máquina do Esporte, a Stella Barros ofereceu pacotes para a Copa América do Chile, ferindo os direitos da TAM, detentora dessa propriedade.
O caso é semelhante ao material promocional divulgado pela CVC. “Para o território do Brasil, a Match Hospitality nomeou oficialmente a Top Service como nosso parceiro de vendas exclusivo para promover, comercializar e vender pacotes oficiais de hospedagem para a Copa do Mundo 2018”, afirmou Patel, ressaltando que iria relatar o caso da CVC às “autoridades competentes”.
Texto promove pacotes para a Rússia aproveitando a Copa do Mundo
Agaxtur, Ambiental, Honour, MMT Gapnet e Stella Barros são os subagentes autorizados pela Top Service para a comercialização desses pacotes turísticos.
Sem o direito de fornecer ingresso para os jogos, a CVC divulgou que a “venda será exclusivamente pelo site oficial da Fifa”.
Não é o que relata o material divulgado pela federação de futebol. Segundo ela, as agências oficiais oferecem “ingressos garantidos e uma variedade de serviços como estruturas nos estádios (camarotes individuais, lounges e tendas), buffet gourmet, estacionamento preferencial, entretenimento e brindes exclusivos”.
Procurada, a CVC minimizou o uso do termo Copa do Mundo. “O conteúdo, de cunho informativo, se refere a dicas de viagens aos turistas interessados em conhecer os hábitos e a cultura da Rússia, sendo este um entre milhares de destinos que geram curiosidades dos brasileiros sobre o turismo local, tendo o seu conteúdo informativo ajustado”, afirmou a agência.