Fla TV é o canal de clube no YouTube com mais seguidores no Brasil
O YouTube lançou nesta segunda-feira (dia 24) a segunda edição do YouTube Insights, que reúne dados de suas principais plataformas, incluindo informações sobre o consumo de esportes através da rede social de compartilhamento de vídeos.
A empresa tem motivos para comemorar: atingiu a marca de 98 milhões de usuários mensais no país, o que representa um aumento de 55,5% nos últimos dois anos.
“Esse crescimento tem relação direta com algumas particularidades do Brasil. Diferentemente de outros países de língua inglesa, o Brasil precisa de uma produção de conteúdo local, o que torna a oferta de vídeos muito interessante e amplia a base de usuários”, afirmou Juliana Simão, product marketing manager do Google.
A pesquisa foi conduzida em um universo de 5.450 pessoas, das classes A, B ou C, moradoras dos principais centros urbanos do país. A ideia do estudo é mostrar ao mercado o potencial publicitário da plataforma digital para empresas e agências.
Segundo os números levantados, 95% dos brasileiros conectados acessam o YouTube pelo menos uma vez por mês. Desse montante, 60 milhões se interessam por esportes. Outros 34 milhões de fãs não têm acesso ao digital. O dado alarmante é que, do grupo que está online, 36 milhões se mantêm sedentários (60%).
O futebol, como era de se esperar, é o esporte que desperta mais interesse entre os brasileiros: 51% dos que têm acesso à internet assistem vídeos relacionados à modalidade pelo YouTube.
Segundo a pesquisa, a rede social ocupa a primeira posição entre os internautas que buscam os gols da rodada, por exemplo, superando os portais esportivos.
As mulheres ainda são apenas 20% desse público. Mas vêm ganhando canais especializados, como o “FTPM – Futebol para Mulheres”, apresentado por Anita Efraim, e citado na pesquisa do YouTube.
É um público bastante engajado. Os interessados em futebol acessam 20% mais esse tipo de conteúdo na rede social nos momentos em que estão na escola, faculdade ou trabalho do que os interessados em outros temas.
Também praticam o esporte: 60% jogam futebol com os amigos e 63% usam games do esporte; 30% deles querem aprender dribles e jogadas.
“Apesar de todos os superlativos envolvendo games, o mercado ainda olha para essa categoria como algo que não é tão sério e nosso objetivo é mostrar que essa indústria está cada vez mais profissionalizada”, comentou Marcella Campos, head de marketing B2B do YouTube.