A Fox Sports confirmou que irá transmitir a Copa do Mundo de 2018, que será realizada na Rússia. A companhia acertou com a Globo e terá direito a exibir todos os 64 jogos do Mundial, que serão espalhados nos dois canais da emissora na rede fechada.
Para promover a Copa do Mundo, a Fox Sports já anunciou que fará mudanças na programação, que agora terá um foco maior nas seleções e países que disputarão o torneio da Fifa. Durante o Mundial, a emissora terá equipe nas 11 sedes da disputa; ela fará 760 horas de transmissão de partidas e eventos.
Em nota, o vice-presidente da Fox Sports no Brasil, Eduardo Zebini, exaltou a capacidade de entrega da emissora. “O FOX Sports já mostrou o que é capaz de cobrir de forma impecável a Copa do Mundo da Fifa 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. Estamos prontos para levar adiante uma cobertura grandiosa e diferenciada, com todos os detalhes, com profissionais e comentaristas de renome e toda a agilidade necessária para fornecer as melhores informações a todo instante”, afirmou o executivo.
A Globo detém os direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2018. A Sportv, que pertence ao grupo, exibirá o torneio na rede fechada. Agora, terá a companhia da Fox Sports. Em entrevista à “Folha de S.Paulo”, o vice-presidente da ESPN, Russell Wolff, confirmou que a emissora não exibirá o Mundial no Brasil pela primeira vez em 16 anos.
Na televisão aberta, ainda não há uma definição sobre a presença da Band. A Globo fará mais uma vez a transmissão do torneio, mas tem dificuldade para repassar os direitos a interessados. Com mais apertos financeiros, o canal paulista tem se afastado do futebol, ainda que tenha exibido a Euro em 2016.
Em 2014, com o Mundial no Brasil, Globo e Band fizeram a transmissão em rede aberta. Na fechada, também houve mais adeptos. Sportv, ESPN, Bandsports exibiram as partidas, além da própria Fox Sports.
Com o torneio, a Fox Sports espera aumentar o ritmo de crescimento recente. No primeiro semestre de 2017, a emissora conseguiu uma audiência 27% superior em relação ao mesmo período de 2016. A empresa afirma ter a vice-liderança no Ibope dos canais de esporte fechado entre o público masculino com idade entre 18 e 49 anos.