Em cerimônia realizada na Universidade Mackenzie, em São Paulo, a Liga Nacional de Basquete (LNB) e a Penalty anunciaram uma parceria e lançaram a “Crossover”, bola personalizada que já será utilizada a partir da próxima temporada do NBB, marcada para começar em 4 de novembro.
Desenvolvida junto aos clubes e aos atletas, a bola é confeccionada com um tipo resistente de microfibra, que proporciona aderência e, assim, facilita passes e arremessos. O interior da bola possui uma câmara de ar com uma tecnologia exclusiva da Penalty, a Airbility, que retém o ar na bola e ajuda a reduzir a perda de pressão durante o jogo.
Para que se chegasse ao modelo ideal, as bolas foram testadas pelos atletas entre o final do ano passado e o início deste ano. Um protótipo chegou a ser avaliado no Jogo das Estrelas de 2017, realizado em março, e o desempenho foi aprovado pelos atletas.
“É um enorme prazer para a LNB ter a Penalty, uma empresa genuinamente brasileira, como nossa parceira na produção de uma das melhores bolas do mundo. Mais do que isso, teremos uma bola personalizada para o NBB e que foi produzida com participação dos nossos clubes e atletas. Isso mostra que a nossa evolução dentro e fora das quadras está em perfeita sincronia”, afirmou João Fernando Rossi, presidente da LNB.
“Todos os jogadores têm um papel importante no lançamento desta bola, e eu fico muito feliz de ter participado do evento, ainda mais como mestre de cerimônias (risos). Fiquei um pouco nervoso no começo, mas aos poucos fui me soltando, e o pessoal foi entrando no clima de descontração”, brincou Guilherme Giovannoni, atualmente jogador do Vasco, que foi mestre de cerimônias do evento.
“A parceria com a Liga nos permite aproximar a marca dos profissionais da modalidade para desenvolver produtos de qualidade que atendam à necessidade dos atletas. A história de longa data da Penalty com a categoria ajuda também na produção desses produtos com a tecnologia necessária”, disse Rodrigo Apolinário, Gerente de Produtos na categoria de bolas do Grupo Cambuci, detentor da marca Penalty.
O acordo entre LNB e Penalty foi assinado pelas próximas três temporadas do NBB Caixa, Liga Ouro e LDB. Além da versão masculina, a bola personalizada também terá modelos feminino e mirim. A estreia oficial da “Crossover” será na abertura da temporada 2017/2018 do NBB, em 4 de novembro, no jogo entre Paulistano/Corpore e Bauru Basket.