A Mizuno vai patrocinar um dos eventos mais tradicionais do Reino Unido e do mundo do esporte. A fabricante japonesa de artigos esportivos será a parceira técnica das próximas três edições da Boat Race, a histórica prova de remo disputada entre as tradicionais universidades de Oxford e Cambridge. Os valores do acordo não foram revelados.
“Estamos muito satisfeitos por estar a bordo com um evento tão prestigiado e uma data central para o calendário esportivo britânico”, disse Edd Dibb, gerente geral da Mizuno na Europa.
Não é a primeira vez que a Mizuno se interessa pelo remo. Antes de assinar com a Boat Race, a marca japonesa já era parceira da British Rowing, equivalente à federação do esporte no Reino Unido.
“A Mizuno é uma marca globalmente reconhecida e já produziu uniformes vitoriosos em alguns dos principais eventos esportivos do mundo.Para nós, eles são os parceiros perfeitos para continuar desenvolvendo nossa reputação nacional e internacional”, afirmou David Searle, diretor da Boat Race.
A prova de remo que coloca lado a lado nas águas do rio Tâmisa as duas universidades mais tradicionais e prestigiadas do Reino Unido começou em 1829. A partir de 1856, o evento tornou-se anual e só não ocorreu durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
A prova utiliza um trecho de 4,2 milhas (6,8 quilômetros) do Tâmisa, na região oeste de Londres, de Putney a Mortlake. Os atletas das equipes são tradicionalmente conhecidos como “blues” e cada barco como um “blue boat”, com Cambridge vestindo azul-claro, enquanto Oxford veste azul-escuro.
De acordo com a imprensa britânica, mais de 250 mil pessoas vão às margens do Tâmisa para acompanhar a prova todos os anos. Segundo o jornal London Evening Standard, o recorde ocorreu em 2009, com cerca de 270 mil espectadores. Pela televisão, a audiência também é maciça. O The Daily Telegraph crava que mais de 15 milhões de pessoas assistem à Boat Race.
Em 2017, a prova foi realizada em 2 de abril, e a vitória ficou com Oxford. No geral, Cambridge lidera com 82 vitórias, apenas duas a mais que a universidade rival. O próximo confronto já está marcado para 24 de março de 2018.