O cofundador do grupo Alibaba, gigante do e-commerce chinês e mundial, Joseph Tsai, pagou 1 bilhão de dólares e adquiriu 49% do Brooklyn Nets. Dessa forma, a franquia de Nova York é mais uma a contar com investimento estrangeiro pesado, o que está se tornando cada vez mais comum na NBA.
De acordo com informações da ESPN, a operação financeira deverá valorizar a franquia para um montante próximo a 2,3 bilhões de dólares e levar importantes ganhos de capital para o atual dono, o milionário russo Mikhail Prokhorov. A rede norte-americana ainda divulgou que a ideia de Prokhorov é se desfazer aos poucos de suas ações para que Joseph Tsai compre 100% da franquia em 2021.
Para se ter uma base de comparação, no início de setembro, o Houston Rockets foi adquirido por Tilman Fertitta, dono da rede de restaurantes Landry’s e dos Cassinos e Hotéis Golden Nugget, por 2,2 bilhões de dólares. A venda entrou para a história como a mais cara de todos os tempos da NBA e ainda incluiu a operação do Toyota Center, arena em que o Rockets manda seus jogos.
O atual e até um possível acerto total de Tsai com Prokhorov no caso do Nets não inclui a propriedade do Barclays Center, arena multiuso em que o Brooklyn Nets e também o New York Islanders, que disputa a NHL, mandam suas partidas. A arena é de Mikhail Prokhorov, que fez questão de deixá-la fora de qualquer acordo.
A valorização da franquia de Nova York mostra o trabalho desenvolvido por Prokhorov desde que conseguiu comprar os 100% da equipe em 2015. Na temporada anterior à compra, ou seja, 2013/2014, o Nets havia perdido cerca de 144 milhões de dólares em negócios, a maior perda já registrada na história da NBA. Na temporada passada, as perdas foram de 23,5 milhões de dólares.
Joseph Tsai é cofundador e vice-presidente executivo do grupo Alibaba, um grupo de empresas baseadas em e-commerce com sede em Hangzhou, na China. O grupo, que começou em 1999 com o site alibaba.com, tem, atualmente, 250 milhões de compradores ativos apenas na China e é responsável por cerca de 60% do volume de entregas de compras on-line no país.
De acordo com o ranking BrandZ de 2017, a marca Alibaba é a terceira chinesa com maior presença global, atrás apenas de Lenovo e Huawei. Atualmente, a empresa é maior que potências norte-americanas como HP e eBay.