Uma pesquisa realizada pelo Ibope/Repucom tenta elucidar a questão sobre qual é o principal fator que torna uma equipe estrangeira popular no Brasil. Títulos e transmissões ajudam a times criarem seguidores, mas o crescimento do Paris Saint-Germain com Neymar mostra que a presença de um grande ídolo tem um enorme peso para ganhar a simpatia dos torcedores.
O instituto de pesquisa entrevistou 6 mil pessoas em todo o Brasil durante três meses deste ano: junho, julho e agosto, período em que os títulos europeus são decididos e que a janela de transferência acontece no velho continente, com as transações mais contundentes da temporada. Havia uma lista com 38 clubes para que os entrevistados apontassem qual tinha simpatia ou torcia de fato.
Em todos os meses, houve um resultado em comum: Barcelona e Real Madrid dominaram a primeira e segunda colocação, sempre com vantagem para os catalães. O Ibope/Repucom não divulgou a porcentagem das respostas, mas afirmou que as duas equipes têm ampla vantagem sobre seus rivais europeus.
A grande mudança no cenário aconteceu com Paris Saint-Germain. Em julho, ainda sem Neymar, a equipe francesa estava longe do protagonismo, em uma modesta décima colocação entre as equipes mais citadas. Em agosto, após o brasileiro se mudar para a França em uma transação recorde de 222 milhões de euros, o PSG virou terceiro na lista, logo atrás da dupla espanhola.
O próprio instituto chamou Neymar de “fator predominante” no aumento de popularidade do Paris no Brasil. Uma mostra disso é o peso esportivo das outras equipes. Nos três meses de pesquisa, todas as cinco primeiras equipes citadas foram campeões ou estiveram em duas finais da Liga dos Campeões da Europa nos últimos dez anos. São times como Bayern de Munique, Chelsea e Juventus. A exceção da lista é o Paris Saint-Germain.
O levantamento, por sinal, também apontou a força do principal torneio europeu de clubes. Na questão que levantava a preferência do torcedor entre as competições internacionais, a Liga dos Campeões ficou em segundo, atrás apenas da Libertadores, disputa que envolve times brasileiros.
Nos últimos meses, o PSG tem apostado no público do Brasil. Com diversos jogadores do país, o time chegou a lançar uma camisa amarela em referência à seleção brasileira, com campanha realizada com samba e carnaval. Mais recentemente, lançou site e comunicação nas redes sociais em português.